Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Pênis torto: porque acontece e quando não é normal

Atualizado em Novembro 2019

O pênis torto acontece quando o órgão sexual masculino tem algum tipo de curvatura quando está ereto, não sendo completamente reto. Na maioria das vezes essa curvatura é apenas ligeira e não causa qualquer tipo de problema ou desconforto, sendo, por isso, considerada normal.

No entanto, também existem casos em que o pênis pode ter uma curvatura muito acentuada, principalmente para algum dos lados, e, nessas situações, o homem pode sentir dor durante a ereção ou, até, dificuldade para ter uma ereção satisfatória. Quando isso acontece, é comum que o homem tenha uma condição, conhecida como doença de Peyronie, na qual existe o crescimento de placas duras no corpo do pênis, que fazem com que órgão curve mais acentuadamente.

Assim, sempre que se considerar que a curvatura do pênis é muito acentuada, ou sempre que causar algum tipo de desconforto, especialmente durante a relação sexual, é muito importante consultar um urologista para identificar se existe doença de Peyronie e iniciar o tratamento adequado.

Pênis torto: porque acontece e quando não é normal

Quando o pênis torto não é normal

Embora ter um pênis com uma curvatura ligeira seja uma situação muito comum para a maioria dos homens, existem casos em que, de fato, a curvatura pode não ser considerada normal e deve ser avaliada por um urologista. Esses casos incluem:

  • Ângulo de curvatura superior a 30º;
  • Curvatura que aumenta com o passar do tempo;
  • Dor ou desconforto durante a ereção.

Caso surja algum destes sinais ou sintomas é muito importante consultar um urologista, que poderá confirmar ou não o diagnóstico da doença de Peyronie, que pode ser feito apenas através da observação ou de exames como radiografia ou ultrassom.

Além desta doença, o pênis torto também pode aparecer depois de um trauma na região, como pode acontecer durante uma relação sexual mais violenta. Nesses casos, a alteração da curvatura do pênis surge de um momento para o outro e pode ser acompanhada de dor forte.

O que é a doença de Peyronie

A doença de Peyronie é uma condição que afeta alguns homens e que se caracteriza pelo desenvolvimento de pequenas placas de fibrose no interior do corpo do pênis, que fazem com que o pênis não tenha uma ereção reta, resultando numa curvatura exagerada.

Ainda não se conhece a causa exata desta doença, mas é possível que surja devido a pequenos traumatismos que vão acontecendo durante as relações sexuais ou durante a prática de alguns esportes de maior impacto. Entenda melhor o que é a doença de Peyronie e porque acontece.

Como é feito o tratamento

Na maior parte dos casos, o pênis torto não precisa de qualquer tratamento, pois não afeta o dia-a-dia, não causa sintomas nem impede o homem de ter uma relação sexual satisfatória. Porém, se a curvatura for muito acentuada, se causar algum tipo de desconforto ou se for resultado da doença de Peyronie, o urologista pode aconselhar a realização de tratamento, que pode incluir injeções no pênis ou cirurgia, por exemplo.

As injeções normalmente são feitas quando o homem apresenta doença de Peyronie e são usados remédios corticoides injetáveis que ajudam a destruir as placas de fibrose e a diminuir a inflamação do local, evitando que o pênis continue apresentando curvatura.

Já nos casos mais severos, quando a curvatura é muito intensa ou não melhora com as injeções, o médico pode aconselhar a realização de uma pequena cirurgia, que serve para retirar qualquer placa que possa estar afetando a ereção, corrigindo a curvatura.

Veja mais sobre quais os tratamentos que podem ser usados na doença de Peryonie.

Bibliografia >

  • NHS. Is it normal to have a curved penis?. Disponível em: <https://www.nhs.uk/common-health-questions/mens-health/is-it-normal-to-have-a-curved-penis/>. Acesso em 05 Nov 2019
  • IMPATIENT. Is a curved penis normal?. Disponível em: <https://www.getroman.com/impatient/penis/curved-penis-normal/>. Acesso em 05 Nov 2019
  • UROLOGY CARE FOUNDATION. Peyronie’s Disease or Curved Penis: What You Should Know. . Acesso em 05 Nov 2019
  • MAYO CLINIC. Peyronie's disease. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/peyronies-disease/symptoms-causes/syc-20353468>. Acesso em 05 Nov 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem