Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve a Planta Pariri e Como usar

O Pariri é uma planta trepadeira, com folhas verdes e flores rosas ou arroxeadas, que tem propriedades medicinais e por isso pode ser usado como remédio caseiro. Quando fermentada, as suas folhas fornecem um corante de cor vermelha que serve como pigmento para o algodão.

O pariri pode ser usado como remédio caseiro para inflamações no útero, conjuntivite e anemia e seu nome cientifico é Arrabidaea chica. Outros nomes populares para Pariri são Cipó cruz, Carajurú, Puca panga, Paripari, Cipo-pau, Piranga e Crajiru. Esta planta pode ser comprada, principalmente, em lojas de produtos naturais.

Para que serve a Planta Pariri e Como usar

Para que serve

A planta pariri possui propriedades expectorante, anti-inflamatória, anti-hipertensiva, adstringente, anti-diabética cicatrizante, antimicrobiana, antianêmica, diurética e antioxidante, podendo ser utilizada para ajudar no tratamento de diversas situações, sendo as principais:

  • Dores intestinais;
  • Diarreia e diarreia com sangue;
  • Hemorragia;
  • Anemia;
  • Icterícia;
  • Corrimento vaginal;
  • Feridas na pele;
  • Inflamações ginecológicas;
  • Conjuntivite.

Seu efeito no auxilio em tratamentos de alguns tipos de câncer carece de embasamento cientifico para este fim, mas popularmente acredita-se que essa planta possa aumentar as hemácias e plaquetas que tendem a diminuir durante o tratamento com radioterapia e quimioterapia. 

Chá de pariri

Uma das formas de consumo da planta é através do chá, que é feito utilizando as suas folhas.

Ingredientes

  • 3 a 4 folhas grandes ou 2 colheres de sopa das folhas picadas;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

O chá é feito adicionando as folhas em 1 litro de água fervente. Em seguida, deixar por cerca de 10 minutos, coar e deixar esfriar um pouco. O chá deve ser consumido ao natural em até 24 horas, ou aplicado diretamente na pele para o tratamento de feridas e inflamações.

Outras formas de uso do Pariri

Uma outra forma de usar a planta é por meio de uma pomada, que é feita macerando 4 folhas em meio copo de água. Essa pomada pode ser utilizada em casos de inflamações uterinas, hemorragias e diarreia, no entanto é importante consultar o médico antes de fazer uso da pomada.

Além disso, o extrato de pariri pode ser usado para eliminar o inchaço e o veneno de cobras da região da Amazônia, quando aplicado até 6 horas após a picada. 

Contraindicações e efeitos colaterais

Pariri tem poucos efeitos colaterais, pois possui baixo teor de toxinas. Porém nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica e nenhuma planta medicinal deve ser consumida em excesso.

Além disso, essa planta não deve ser usada por quem possui hipersensibilidade ao ácido anisíco, cajurina, taninos, bixina, saponina, ferro assimilável e cianocobalamina.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar