Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve a Planta Pariri e Como usar

O Pariri é uma planta trepadeira, com folhas verdes e flores rosas ou arroxeadas, que tem propriedades medicinais e por isso pode ser usado como remédio caseiro. Quando fermentada, as suas folhas fornecem um corante de cor vermelha que serve como pigmento para o algodão.

O pariri pode ser usado como remédio caseiro para inflamações no útero, conjuntivite e anemia e seu nome cientifico é Arrabidaea Chica. Outros nomes populares para Pariri são Cipó cruz, Carajurú, Puca panga, Paripari, Cipo-pau, Piranga e Crajiru.

Esta planta pode ser comprada, principalmente, em lojas de produtos naturais.

Para que serve a Planta Pariri e Como usar
Para que serve a Planta Pariri e Como usar

Para que serve

O Pariri serve para auxiliar no tratamento de dores intestinais, hemorragia, anemia, diarreia e diarreia com sangue, icterícia, corrimento vaginal, feridas na pele, inflamações ginecológicas, conjuntivite.

Seu efeito no auxilio em tratamentos de alguns tipos de câncer carece de embasamento cientifico para este fim, mas popularmente acredita-se que essa planta possa aumentar as hemáceas e plaquetas que tendem a diminuir durante o tratamento com radioterapia e quimioterapia. 

Propriedades 

O pariri possui propriedades expectorante, anti-inflamatória, anti-diabética, adstringente, cicatrizante, antimicrobiana, afrodisíaca, antifúngica, antianêmica e fortificante.

Como usar

A parte mais utilizada do pariri são as suas flores, que podem ser usadas em chás, infusões e pomadas.

  • Infusão do chá de pariri: Usar 3 a 4 folhas grandes ou 2 colheres (de sopa) das folhas picadas para um litro de água. Após ferver a água, derrama-la sobre a folhas em um recipiente, abafar e deixar esfriar. O chá deve ser consumido ao natural e em até 24 horas ou aplicado diretamente na pele para o tratamento de feridas e inflamações.
  • Pomada de pariri: Macerar 4 folhas em meio copo de água. Utilizado em casos de inflamações uterinas, hemorragias e diarreia.

O extrato de pariri pode ser usado para eliminar o inchaço e o veneno de cobras da região da Amazônia, quando aplicado até 6 horas após a picada. 

Efeitos colaterais 

Pariri tem poucos efeitos colaterais, tendo baixo teor de toxinas. Porém nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica e nenhuma planta medicinal deve ser consumida em excesso.

Contraindicações 

Não deve ser usada por quem possui hipersensibilidade ao ácido anisíco, cajurina, taninos, bixina, saponina, ferro assimilável e cianocobalamina.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...