Parada respiratória: sintomas, causas e o que fazer (é grave?)

A parada respiratória é a interrupção completa da respiração, ou seja, a pessoa deixa de inspirar e expirar, o que impede a entrada de oxigênio nos pulmões e a remoção de dióxido de carbono do corpo.

Os principais sinais de uma parada respiratória incluem ausência de movimentos respiratórios, perda completa da consciência e coloração azulada da pele e das mucosas, como resultado da falta de oxigênio.

A parada respiratória é uma emergência médica, por isso deve-se verificar se a pessoa está respirando e, caso não haja sinais de respiração, chamar imediatamente ajuda médica e, se possível, iniciar a respiração boca a boca.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de parada respiratória

Os principais sintomas que podem ser indicativos de parada respiratória são:

  • Ausência dos movimentos respiratórios no tórax;
  • Perda total da consciência;
  • Coloração azulada da pele e mucosas;
  • Ausência de saída de ar pelas narinas;
  • Imobilidade.

Os sintomas iniciais de uma parada respiratória incluem sonolência, respiração lenta ou superficial e queda da saturação de oxigênio, sinais de que os níveis de oxigênio no sangue estão diminuindo.

Qual a diferença entre parada cardíaca e parada respiratória?

Na parada cardíaca o coração para de bater, interrompendo a circulação do sangue e a oxigenação do corpo, enquanto na parada respiratória a pessoa para de respirar, deixando de levar oxigênio aos pulmões e, consequentemente, ao sangue. 

É comum que como consequência da parada respiratória, exista uma parada cardíaca, caracterizando a parada cardiorrespiratória. Saiba identificar a parada cardiorrespiratória.

O que causa

A parada respiratória pode ocorrer por obstrução das vias respiratórias, seja pela perda de tônus muscular, que faz a língua cair sobre a orofaringe, ou pela presença de sangue, muco, vômito ou corpo estranho.

Além disso, ela pode ser causada pela inalação de vapores ou gases tóxicos, ou como efeito adverso de medicamentos, como opioides e sedativos, que reduzem a capacidade respiratória e podem levar à parada completa da respiração.

Também pode ocorrer devido a doenças como miastenia gravis, botulismo ou síndrome de Guillain-Barré, bem como por doenças do sistema nervoso, como acidente vascular encefálico ou tumores.

Parada respiratória em crianças

A parada respiratória em crianças geralmente ocorre devido ao engasgo com alimentos ou objetos pequenos, que podem ser engolidos ou aspirados para as vias respiratórias, bloqueando a passagem do ar.

Além disso, ela também pode ser consequência de doenças respiratórias, como asma ou pneumonia, infecções graves, e reações a medicamentos.

As crianças são mais vulneráveis porque suas vias respiratórias são menores, e qualquer obstrução ou dificuldade para respirar pode se tornar grave muito rapidamente.

O que fazer na parada respiratória

Em caso de parada respiratória, é importante seguir os passos a seguir:

  1. Chamar a pessoa, para verificar se está inconsciente;
  2. Verificar se a pessoa está respirando, colocando um ouvido próximo ao nariz e à boca e olhando para o movimento do peito;
  3. Chamar imediatamente ajuda médica, caso não se perceba saída de ar, não se ouça respiração ou não se veja o peito se movimentando;
  4. Iniciar a respiração artificial, utilizando boca a boca ou nariz-boca, sendo esta última mais indicada para crianças.

Para realizar a respiração boca a boca, deve-se deitar a pessoa de barriga para cima, inclinar a cabeça e levantar o queixo, fechando as narinas. Em seguida, colocar os lábios em torno dos lábios da pessoa, inspirar naturalmente e, depois, soprar o ar para dentro da boca da pessoa. Veja com mais detalhes como fazer a respiração boca a boca.

Em casos de parada respiratória por engasgo, deve-se priorizar a desobstrução das vias aéreas com a manobra de Heimlich. Entretanto, se a pessoa perder a consciência, deve ser iniciada a respiração artificial.

Leia também: Como fazer a manobra de Heimlich (em adultos e bebês) tuasaude.com/manobra-de-heimlich

É importante que a intervenção ocorra dentro dos 5 minutos críticos para evitar danos a órgãos vitais, como coração e cérebro.

Parada respiratória é grave?

A parada respiratória é grave, porque ao parar de respirar, o oxigênio deixa de chegar aos órgãos, especialmente ao cérebro, e se não houver intervenção rápida, pode causar danos graves e morte em poucos minutos.

Vídeos relacionados

5 Primeiros Socorros que todo o mundo precisa saber!

05:54 | 22.024 visualizações

O que fazer se alguém ENGASGAR

01:39 | 93.235 visualizações