Potássio: o que é, para que serve e onde encontrar

Outubro 2021

O potássio é um mineral essencial para o bom funcionamento das células, dos músculos e dos nervos, pois participa na formação do tecido muscular e no metabolismo de energia do organismo.

Além disso, quantidades adequadas de potássio no organismo também favorecem o equilíbrio do pH no sangue, evitando os cálculos renais, a osteoporose, e controlando a pressão arterial.

O potássio pode ser encontrado em ótimas quantidades em alimentos como tubérculos, frutas, vegetais, cereais integrais e laticínios. Além disso, em alguns casos, o potássio também pode ser recomendado na forma de suplemento, por um médico ou nutricionista.

Potássio: o que é, para que serve e onde encontrar

Para que serve

O potássio ajuda a manter o bom funcionamento do corpo, pois ajuda na formação dos músculos, equilibra as funções do sistema nervoso e o pH do organismo, sendo essencial para:

1. Controlar e prevenir a pressão alta

O potássio é um mineral que promove o relaxamento das artérias, facilitando a circulação do sangue, que previne a pressão alta. Além disso, o potássio é capaz de favorecer a eliminação do excesso de sódio circulante no sangue.

2. Prevenir osteoporose

O potássio neutraliza o excesso de ácido no organismo, que pode acontecer em dietas com altas quantidades de proteína animal e cereais, por exemplo. Ao neutralizar os ácidos, o potássio aumenta o pH do organismo, diminuindo a eliminação de cálcio pela urina e prevenindo a osteoporose.

3. Ajudar na perda de peso

O potássio favorece a eliminação do excesso de líquido corporal, ajudando a desinchar.

Além disso, o potássio também ajuda a manter as funções adequadas do hormônio insulina, controlando a fome e diminuindo a vontade de comer.

4. Diminuir o risco de derrame

O potássio contribui para o relaxamento das artérias, facilitando a circulação de sangue e evitando o derrame, assim como também é capaz de ajudar a equilibrar a contração dos músculos do coração, favorecendo a manutenção dos batimentos cardíacos.

5. Prevenir diabetes

Níveis adequados de potássio no organismo ajudam a prevenir a diabetes, pois o mineral melhora a sensibilidade da insulina, que é o hormônio responsável pelo equilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

6. Evitar pedras nos rins

Por equilibrar os ácidos que podem ser produzidos no corpo, o potássio ajuda a aumentar o nível de pH no organismo e diminuir o excesso de cálcio na urina, evitando, assim, a formação das pedras nos rins.

Onde encontrar o potássio

O potássio pode ser encontrado em boas quantidades em alimentos de origem vegetal e animal, como:

  • Frutas frescas, como banana, abacate, kiwi, damasco, caqui, romã ou melão;
  • Vegetais, como espinafre, beterraba, couve, brócolis, couve-flor ou couve de Bruxelas;
  • Laticínios, como queijo, leite e iogurte;
  • Frutos secos, como amêndoa, avelã, amendoim, castanha de caju e castanha do Pará;
  • Cereais integrais, como arroz integral, macarrão integral, aveia;
  • Tubérculos, como batata, batata doce, cará ou batata baroa.

Além disso, as ervas aromáticas, como salsa, coentro, cebolinha e manjericão também são ricas em potássio. Veja outros alimentos ricos em potássio e a quantidade recomendada.

Valores de referência

O valor de referência de potássio no sangue em adultos é entre 3,6 mEq/L e 5,2 mEq/L.  Já na urina, o valor de referência do potássio em adultos geralmente é entre 20 mEq / L, quando feita somente uma coleta, e entre 25 a 125 mEq por dia, quando feita uma coleta de 24 horas.

Quando esse mineral encontra-se muito acima ou abaixo do valor de referência, pode causar o surgimento de algumas complicações, como fraqueza, vômitos, cãibras e dormência, por exemplo. Conheça os sintomas e como tratar o potássio baixo ou alto.

Como é o exame para medir o potássio

Para medir o nível de potássio no sangue, normalmente o médico solicita a coleta de sangue, não sendo necessário fazer uma dieta específica ou ficar em jejum para realizar esse exame.

Já para medir o nível de potássio na urina, o médico pede o exame que pode ser feito com uma única coleta, ou através da coleta de toda urina eliminada durante o período de 24 horas.

Quando usar o suplemento de potássio

A suplementação com o potássio só é recomendada em casos de deficiência do mineral, causada pela baixa ingestão, vômito, diarreia ou uso de alguns medicamentos diuréticos. Outra indicação para o uso de suplemento de potássio é para controlar a pressão alta.

O suplemento de potássio pode ser encontrado como cloreto ou bicarbonato de potássio, em cápsulas ou comprimidos, sendo comercializado em farmácias ou lojas de suplementos alimentares.

A recomendação de ingestão do potássio normalmente é entre 600 mg a 5g por dia, variando de acordo com o estado de saúde, os níveis do mineral no organismo e a idade da pessoa. Por isso, antes de usar o suplemento de potássio, é importante consultar um médico ou nutricionista.

Possíveis efeitos adversos e contraindicações

Os efeitos adversos mais comuns que podem surgir com a suplementação de potássio são diarreia, náusea, vômito, dor no estômago, gases, e dormência ou formigamento nas mãos, lábios e pés.

Em casos mais graves, também pode ocorrer falta de ar, alteração dos batimentos do coração e a presença de sangue nas fezes.

Pessoas com problemas renais, diabetes, doenças cardíacas, gastrite ou úlcera devem passar por uma consulta com um médico antes de iniciar o uso do suplemento de potássio.

Esta informação foi útil?
Atualizado por Karla S. Leal, Nutricionista - em Outubro de 2021.

Bibliografia

  • DIREÇÃO GERAL DE SAÚDE. A importância do potássio na alimentação e na regulação da pressão arterial. 2018. Disponível em: <http://www.alimentacaosaudavel.dgs.pt/activeapp/wp-content/files_mf/1525882103Aimporta%CC%82nciadopotassioedaalimentacaonaregulacaodapressaoarterial.pdf>. Acesso em 15 Out 2021
  • INTERNATIONAL POTASH INSTITUTE. Nutrição e saúde - A importância do potássio. 2013. Disponível em: <https://www.ipipotash.org/uploads/udocs/420-human-health-brasil.pdf>. Acesso em 15 Out 2021
  • INTERNATIONAL LIFE SCIENCES INSTITUTE DO BRASIL. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Potássio. 2017. Disponível em: <http://ilsibrasil.org/wp-content/uploads/sites/9/2017/07/Fasc%C3%ADculo-POT%C3%81SSIO.pdf>. Acesso em 15 Out 2021
  • STONE S, Michael et al. Potassium Intake, Bioavailability, Hypertension, and Glucose Control. Nutrients. Vol.8. 7.ed; 1-13, 2016
  • TAL, Brurya et al. Increment in Dietary Potassium Predicts Weight Loss in the Treatment of the Metabolic Syndrome. Nutrients. Vol.11. 6.ed; 1-11, 2019
  • MAYO CLINIC. Low potassium (hypokalemia) . 2020. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/symptoms/low-potassium/basics/definition/sym-20050632>. Acesso em 15 Out 2021
  • MAYO CLINIC. Potassium Supplement (Oral Route, Parenteral Route)Potassium Supplement (Oral Route, Parenteral Route). 2021. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/drugs-supplements/potassium-supplement-oral-route-parenteral-route/side-effects/drg-20070753?p=1>. Acesso em 15 Out 2021
Mais sobre este assunto: