Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Vista cansada: sintomas, causas e o que fazer

A vista cansada, também chamada de presbiopia, acontece quando a pessoa apresenta dificuldade para focar objetos de perto, precisando esticar os braços para longe do rosto, de forma a conseguir ler ou observar com detalhe um objeto. Além disso, pode ainda surgir dor nos olhos e dor de cabeça.

Não se conhece ao certo a causa da vista cansada, no entanto, existem duas teorias: que surge devido a um enfraquecimento do músculo ciliar ou que acontece pela perda de elasticidade do cristalino do olho, interferindo na capacidade de focar objetos que estejam próximos.

Na presença de sinais e sintomas indicativos de vista cansada, é importante que o oftalmologista seja consultado para que seja possível confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado para evitar a progressão da condição, podendo ser recomendado o uso de óculos com lentes específicas.

Vista cansada: sintomas, causas e o que fazer

Sintomas de vista cansada

O principal sinal indicativo da vista cansada é a dificuldade para enxergar os objetos de perto, assim como ler, o que pode também causar dor de cabeça quando a vista é forçada, sendo mais comuns de surgirem a partir dos 40 anos e serem progressivos. Outros sintomas de vista cansada são:

  • Dificuldade para enxergar algo afastado dos olhos em distância normal, de forma que a vista fica embaçada;
  • Dor nos olhos depois de tentar ler ou enxergar algum objeto de perto ou de longe;
  • Dificuldade para enxergar letras muito pequenas;
  • Necessidade de mais luz para conseguir ler algo de perto ou de afastar o que se está lendo.

Para saber se é vista cansada, é importante consultar o oftalmologista para que seja feito um exame oftalmológico e possa ser feita uma avaliação. Assim, após a confirmação da vista cansada e da possível causa associada, é possível iniciar o tratamento mais adequado.

Principais causas

A vista cansada acontece principalmente à medida que a pessoa envelhece, já que a partir dos 40 anos há diminuição do poder de focar para perto, chamado de "acomodação". Além disso, a partir dos 40 anos ocorre diminuição da elasticidade do cristalino, resultando na maior dificuldade para enxergar os objetos de perto.

Além da idade, a vista cansada pode acontecer como consequência de outras situações, como miopia, catarata, astigmatismo e hipermetropia, por exemplo, pois nessas situações há maior esforço dos olhos para que seja possível realizar as atividades do dia a dia, sendo comum nessas situações haver outros sintomas como inchaço nos olhos, em alguns casos, olho vermelho e visão dupla, por exemplo.

O que fazer

A vista cansada deve ser tratada de acordo com a recomendação do médico, que tem como objetivo diminuir a fadiga ocular, melhorar a capacidade visual da pessoa, evitar o surgimento de sintomas e a progressão da situação. De forma geral, o médico pode indicar o uso de óculos e lentes de grau para ajudar o olho a focar melhor de perto, correspondendo a uma forma de tratamento mais prática e com resultado imediato.

Piscar mais vezes ao longo do dia, principalmente quando se passa muito tempo na frente de um computador, também é um passo muito simples e que pode ajudar a aliviar basante os sintomas de vista cansada, já que permite lubrificar melhor o globo ocular.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto:

Carregando
...