O panarício, também chamada de paroníquia, é uma inflamação que se desenvolve ao redor das unhas das mãos ou dos pés e que é causada pela proliferação de microrganismos naturalmente presentes na pele, como bactérias do gênero Staphylococcus e Streptococcus, principalmente.
O panarício normalmente é desencadeado pelo ato de puxar a pele da cutícula com os dentes ou com um alicate de unhas, o que favorece a proliferação de microrganismos naturalmente presentes na região ou a entrada de outros agentes infecciosos, resultando no aparecimento de sintomas como vermelhidão ao redor da unha, inchaço e dor no local e presença de pus.
O tratamento para panarício consiste no uso de pomadas anti-inflamatórias e cicatrizantes, de acordo com a recomendação do dermatologista, para aliviar os sintomas e combater a infecção.

Sintomas de panarício
Os principais sintomas de panarício são:
- Vermelhidão ao redor da unha;
- Dor na região;
- Inchaço;
- Aumento da temperatura local;
- Presença de pus.
O diagnóstico do panarício é feito pelo dermatologista através da observação dos sintomas apresentados, não sendo necessário realizar exames específicos. No entanto, no caso do panarício ser frequente, pode ser recomendada a realização de retirada do pus para que seja feito exame microbiológico para identificar o microrganismo responsável e, assim, indicar a realização de tratamento mais específico.
Principais causas
Apesar de na maioria dos casos o panarício estar associado a infecção por bactérias naturalmente presentes na pele, também pode acontecer devido a proliferação do fungo Candida albicans, que também está presente na pele, ou ser causada pelo vírus do herpes, sendo a infecção então conhecida como panarício herpético, e acontece quando a pessoa possui herpes oral ativa, havendo transmissão do vírus para a unha quando a pessoa rói ou retira a pele com os dentes, estando esse tipo de panarício mais relacionado com as unhas das mãos.
Veja mais sobre as causas do panarício.
Como deve ser o tratamento
O tratamento do panarício é indicado pelo médico de acordo com os sinais e sintomas apresentados, podendo ser indicado o uso de pomadas contendo antimicrobianos, pois assim é possível combater o agente infeccioso. Além disso, é recomendado que a região seja devidamente lavada e que a pessoa evite roer unha ou retirar a cutícula, evitando novas infecções.
O panarício, geralmente, dura de 3 a 10 dias e o tratamento deve ser mantido até a completa regeneração da pele. Durante o tratamento é aconselhado não deixar as mãos molhadas, usando luvas sempre que for lavar a louça ou a roupa. No caso do panarício nos pés, é recomendado durante o tratamento não usar sapatos fechados.