O osteoma osteóide é um tumor benigno que se desenvolve especialmente em ossos longos, como o fêmur ou tíbia, causando sintomas como inchaço, vermelhidão na pele e dor, especialmente à noite.
Embora não se conheça o que causa o osteoma, acredita-se que possa surgir devido a pancadas ou inflamação óssea, sendo mais frequente em homens jovens, especialmente antes dos 25 anos de idade.
Em caso de suspeita de osteoma osteóide, é importante consultar o ortopedista ou clínico geral para confirmar o diagnóstico. O tratamento do osteoma normalmente envolve o uso de medicamentos anti-inflamatórios para aliviar os sintomas e, algumas vezes, cirurgia.

Principais sintomas
Os principais sintomas do osteoma osteóide são:
- Dor na parte do corpo afetada, especialmente à noite;
- Inchaço no local;
- Vermelhidão na pele;
- Deformidade no osso;
- Diminuição da massa muscular;
- Dificuldade para movimentar a parte do corpo envolvida;
- Diferença de tamanho das pernas, quando a perna é afetada.
A dor causada pelo osteoma tende a ser pior à noite e a melhorar pela manhã e, embora a geralmente seja aliviada com o uso de medicamentos anti-inflamatórios, tende a piorar com o tempo em intensidade e duração.
O osteoma osteóide afeta com mais frequência os ossos longos, como o fêmur ou tíbia, mas também pode surgir nos ossos das mãos, pés e coluna, por exemplo, e levar ao desenvolvimento de escoliose ou torcicolo. Entenda melhor o que é escoliose e os sintomas.
Possíveis causas
A causa do osteoma osteóide ainda não é conhecida, mas se acredita que possa surgir devido a multiplicação anormal de células ósseas, devido a pancadas ou a inflamação do osso, sendo mais comum em homens entre 5 e 25 anos de idade.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do osteoma osteóide é feito pelo ortopedista ou clínico geral por meio de exames como o raio-x e a tomografia computadorizada, que podem identificar alterações ósseas características do osteoma.
Além disso, algumas vezes o médico também pode indicar outros exames, como ressonância magnética ou cintilografia óssea, para confirmar o diagnóstico, embora sejam menos utilizados. Saiba o que é e para que serve a cintilografia óssea.
Como é feito o tratamento
O tratamento do osteoma osteóide pode ser feito inicialmente com medicamentos anti-inflamatórios não esteroides para aliviar os sintomas, de acordo com a orientação do médico.
O osteoma pode demorar entre 2 e 6 anos para desaparecer. No entanto, em alguns casos pode ser indicada a cirurgia para remover o osteoma, especialmente quando existe contraindicação ou pouca resposta ao tratamento inicial com anti-inflamatórios.