Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cintilografia óssea

A cintilografia óssea é um exame em que é injetado pela veia uma substância radioativa, um radiofármaco que se alastra a todo o esqueleto, acumulando nos ossos.

Este exame é utilizado para detectar metástases ósseas de cânceres de diversos órgãos, principalmente câncer do pulmão, da mama ou da próstata, tumores ósseos, infeções ou inflamações dos ossos, doenças metabólicas dos ossos, avaliação de próteses ósseas, entre outras doenças. Para o estudo da osteomielite aguda pode ser utilizada a cintilografia óssea com galio.

A cintilografia óssea pode ser feita em hospitais ou laboratórios de imagem.

Como é feita a cintilografia óssea

A cintilografia óssea é feita com a injeção pela veia do radiofármaco. Depois de receber o radiofármaco, o paciente pode voltar para casa, regressando cerca de 2-4 horas depois, dando tempo ao radiofármaco para se alastrar. Durante este período, o paciente deve evitar o contato com grávidas, ou bebês, e beber cerca de 6-8 copos de água para eliminar o resto do radiofármaco que não se acumulou nos ossos.

Depois de esperar, o paciente deve urinar para esvaziar a bexiga e deitar-se na maca para começar o exame onde são registadas num computador as imagens do seu esqueleto com contraste, com os locais onde o radiofármaco se concentrou mais, como mostra a imagem.

Normalmente, o exame dura entre 30-40 minutos e o paciente não necessita de fazer jejum, nem de ter nenhum cuidado especial, ou suspender a medicação.

No entanto, nas 24 horas seguintes ao exame, o paciente não deve estar com grávidas ou bebês.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...