Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Ortorexia - Como saber se você está obcecado pela alimentação saudável

Para perceber se está obcecado pelo alimentação saudável é preciso notar sinais como evitar comer fora de casa e só consumir alimentos orgânicos. Essa obsessão pela alimentação saudável é chamada de ortorexia nervosa, que é um transtorno alimentar onde há preocupação exagerada com a qualidade da alimentação.

A ortorexia pode levar a problemas de saúde como falta de vitaminas e minerais, anemia e queda de cabelo, por exemplo. Esse transtorno deve ser tratado com acompanhamento médico e psicológico, sendo importante o apoio da família para identificar e superar este problema.

Evitar comer fora de casaEvitar comer fora de casa

O que é Ortorexia

A ortorexia é um tipo de transtorno alimentar que surge quando existe uma preocupação excessiva em relação à alimentação, tendo como principal característica a busca exagerada para comer sempre saudável. Além disso, existe também uma preocupação para ter sempre alimentos puros, sem agrotóxicos, contaminantes ou produtos de origem animal.

Essa restrição alimentar é intensificada e o indivíduo com esse transtorno acaba tendo uma dieta pouco variada, não consumindo alimentos como leite, carnes, açúcar, gordura trans e processados, o que pode levar à perda de peso e falta de vitaminas e minerais.

Outra característica é desta síndrome é a preocupação exagera com o modo de preparo dos alimentos, tendo cuidados excessivos para não adicionar muito sal, açúcar ou gordura, além de evitar comer fora de casa.

Sinais e Sintomas da Ortorexia

Os principais sintomas da ortorexia são:

  • Buscar conhecer e seguir as regras de alimentação saudável;
  • Excluir alimentos percebidos como impuros, que normalmente são os que contêm corantes, conservantes, gorduras trans, açúcar e sal;
  • Preferir produtos orgânicos, excluindo da dieta alimentos transgênicos e com agrotóxicos;
  • Evitar comer fora de casa ou levar sua própria comida ao sair com amigos;
  • Planejar as refeições com vários dias de antecedência;
  • Excluir grupos de alimentos da dieta, principalmente carnes, leite e derivados, gorduras e carboidratos.

Esta preocupação exagerada com a alimentação pode levar a deficiências nutricionais, provocando doenças como anemia e osteopenia, que são ossos frágeis em adultos.

Cuidado excessivo com o que comeCuidado excessivo com o que come

Diagnóstico da ortorexia

O diagnóstico da ortorexia é feito pelo médico através de uma avaliação detalhada dos hábitos alimentares do paciente para perceber se há restrições alimentares e excesso de preocupação com a comida. Também é feito um exame físico para verificar sinais de falta de nutrientes, como queda de cabelo e unhas quebradiças.

Além da avaliação clínica, também é necessário fazer exames de sangue para verificar carências de nutrientes no corpo ou problemas de saúde como anemia.

Tratamento da ortorexia

O tratamento da ortorexia nervosa deve ser feito com acompanhamento médico, também sendo necessário em alguns casos o acompanhamento psicológico. É comum ser necessário tomar suplementos nutricionais nos casos em que há deficiências em nutrientes, como vitaminas e minerais, ou presença de doenças como anemia.

Além do acompanhamento médico, também é essencial o apoio da família para que a ortorexia seja identificada e superada, e para que uma alimentação saudável seja feita sem colocar em risco a saúde do paciente.

Também é importante lembrar que a ortorexia é diferente da vigorexia, que é quando há uma busca excessiva através da atividade física para se ter o corpo cheio de músculos.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...