O omeprazol na gravidez pode ser usado, mas apenas sob orientação médica e somente nos casos em que os sintomas de refluxo-gastroesofágico são difíceis de controlar sem o uso de remédios. Em outras situações o omeprazol só deve ser considerado quando os benefícios do tratamento com o medicamento são maiores que os riscos para o bebê. Isto porque não existem estudos científicos em grávidas que comprovem que o omeprazol não faça nenhum mal ao bebê.
A melhor forma de controlar a azia, queimação ou gastrite durante a gravidez é fazer mudanças na alimentação ou investir nos remédios naturais e caseiros para aliviar este tipo de desconforto, visto que, durante a gravidez, qualquer tipo de medicamento só deve ser utilizado se for realmente necessário e sempre com a orientação do obstetra. Veja todas as orientações sobre a utilização de remédios durante a gravidez.

Remédios naturais para azia na gravidez
Os remédios naturais para azia na gravidez são uma ótima opção para evitar e aliviar o desconforto e incluem:
- Tomar bebidas geladas como limonada ou água de côco;
- Comer uma maçã ou pera com casca;
- Comer biscoito de água e sal;
- Tomar chá de gengibre.
Além disso, comer um pedacinho de pão seco ajuda a absorver o conteúdo ácido do estômago diminuindo a dor e o desconforto gástrico sendo eficaz em poucos minutos e não possui qualquer contraindicação.
Confira mais opções de remédios naturais para aliviar a azia na gravidez.
Cuidados para evitar a azia na gravidez
Além dos remédios naturais, existem alguns cuidados que também são importantes para evitar que a azia volte a surgir tão frequentemente, como:
- Mastigar bem os alimentos;
- Comer pequenas porções e em intervalos menores;
- Evitar beber líquidos durante as refeições;
- Não deitar 30 minutos após comer;
- Elevar a cabeceira da cama, cerca de 15 cm;
- Evitar comer chocolate ou beber café;
- Evitar comidas apimentadas ou muito gordurosas.
Além disso, deve-se estar atenta ao que provoca ou piora a azia para evitar o desconforto e ter uma gravidez mais tranquila.
Para evitar as complicações, é importante que a mulher só tome medicamentos sob orientação médica, incluindo aqueles que são normalmente indicados que podem ser obtidos sem receita médica. Dessa forma, é possível evitar malformações no bebê, parto prematuro e aborto.
Veja no vídeo a seguir mais dicas de como evitar a azia na gravidez: