A oligúria caracteriza-se pela diminuição de produção de urina, abaixo de 400 mL por cada 24 horas, que é uma consequência de certas condições ou doenças, como desidratação, diarreia e vômitos, problemas cardíacos, entre outros.
O tratamento da oligúria depende da causa que está na sua origem, sendo necessário tratar a doença ou a condição que levou a este sintoma. Em alguns casos, pode ser necessário administrar soro na veia ou recorrer a diálise.

Possíveis causas
A oligúria pode ser uma consequência de:
- Certas condições, que causam desidratação como hemorragias, queimaduras, vômito e diarreia;
- Infecções ou lesões que podem causar choque, e levar o organismo a reduzir a quantidade de sangue transportado para os órgãos;
- Obstrução renal, que impede o transporte da urina dos rins para a bexiga;
- Uso de certos medicamentos, como anti-hipertensivos, diuréticos, anti-inflamatórios não esteroides e certos antibióticos.
Se oligúria ocorrer devido a algum tratamento que a pessoa esteja a fazer, é importante que a pessoa não suspenda nenhum medicamento antes de falar primeiro com o médico.
Em que consiste o diagnóstico
O diagnóstico pode ser feito através de exames ao sangue, tomografia computadorizada, ultrassom abdominal e/ou Pet Scan. Saiba o que é e em que consiste o Pet Scan.
Como é feito o tratamento
O tratamento da oligúria depende da causa que está na sua origem. Por isso, é importante consultar o médico quando a pessoa se apercebe que a quantidade de urina eliminada é inferior ao normal.
Além disso, caso a pessoa verifique diminuição da urina, deve ficar atenta a outros sintomas que possam surgir, como náuseas, vômitos, tonturas ou aumento do ritmo cardíaco, de forma a evitar complicações, como hipertensão, falência cardíaca, distúrbios gastrointestinais ou anemia, por exemplo.
Em alguns casos, pode ser necessário administrar soro na veia para repor os líquidos do corpo e recorrer a diálise, para ajudar a filtrar o sangue, até os rins voltarem a funcionar novamente.
Evitar a desidratação é uma medida muito importante na prevenção da oligúria já que esta é a principal causa que está na sua origem.
Assista o vídeo seguinte e saiba como se manter hidratado, para evitar problemas de saúde: