A obstetrícia é a especialidade médica que cuida da saúde da mulher e do bebê durante toda a gravidez. O especialista em obstetrícia atua no planejamento da gravidez, solicita exames e diagnostica e trata possíveis problemas nesta fase.
Existe também a ginecologia-obstetrícia, uma área onde o médico possui especialização tanto em ginecologia como em obstetrícia, atuando desde o planejamento da gravidez até o pós-parto da mulher.
É recomendado marcar uma consulta de obstetrícia durante o planejamento, suspeita e confirmação da gravidez, na rotina de pré-natal e nos cuidados durante o puerpério, por exemplo.
Leia também: Puerpério: o que é, sintomas, quanto tempo dura (e cuidados) tuasaude.com/puerperio
O que faz a obstetrícia
A obstetrícia é a especialidade médica que cuida de toda a gravidez da mulher, incluindo:
- Ajudar no planejamento da gravidez;
- Realizar ou solicitar exames e testes laboratoriais;
- Diagnosticar possíveis alterações congênitas, doenças ou complicações;
- Tratar problemas na mulher, como diabetes gestacional, pressão alta e enjoos matinais;
- Acompanhar e fazer os partos vaginais e cesarianas;
- Fazer procedimentos necessários em alguns casos, como uso de fórceps ou vácuo para auxiliar no parto;
- Cuidar da saúde da mãe durante o puerpério e por até cerca de seis semanas após o nascimento;
- Ajuda a mulher na amamentação, oferecendo orientações e suporte, e gerenciando complicações que podem surgir neste período.
Além disso, a obstetrícia também é fundamental no diagnóstico, prevenção e tratamento de transtornos de humor, como depressão e ansiedade, durante a gravidez e o pós-parto.
Diferença entre ginecologia e obstetrícia
A ginecologia é a área de medicina que diagnostica e trata a saúde reprodutiva e as funções e doenças específicas de meninas e mulheres, como endometriose, ISTs, TPM e menopausa, por exemplo.
O foco da ginecologia são os órgãos reprodutivos e as condições fora do período da gravidez.
Leia também: Ginecologista: o que é, o que faz e quando consultar tuasaude.com/ginecologistaJá a obstetrícia é a especialidade que atua em todo o ciclo reprodutivo no contexto da gravidez da mulher.
No entanto, alguns profissionais podem se especializar em ambas as áreas, atuando tanto na saúde preventiva e rotineira da mulher quanto na gravidez e no parto.
Quando marcar consulta
É recomendado marcar consulta de obstetrícia durante o planejamento, a suspeita e a confirmação da gravidez, na rotina de pré-natal e na presença de complicações na gestação.
É recomendado também marcar consulta para os cuidados de recuperação após o parto. Assim, o médico poderá verificar possíveis complicações de cicatrização, avaliar a saúde mental da mãe e a amamentação, por exemplo.
Exames que podem ser solicitados
Os exames de obstetrícia que podem ser solicitados incluem:
- Exames laboratoriais, como de sangue, fezes e urina;
- Triagens e testes de rastreio, como testes genéticos e rastreio para ISTs e problemas hipertensivos da gravidez;
- Exames de imagem, como ultrassonografia.
Em casos de gravidez de risco, a obstetrícia também pode solicitar o MAPA, a amniocentese, a cardiotocografia e o ecocardiograma fetal, por exemplo.
Leia também: Exames na gravidez: quais precisa fazer (e complementares) tuasaude.com/exames-na-gravidez