Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser a moleira funda no bebê

A moleira funda no bebê pode ser sinal de desidratação ou desnutrição e, por isso, caso se verifique que o bebê está com a moleira funda é recomendado levá-lo imediatamente ao pronto-socorro ou consultar o pediatra para receber o tratamento adequado, que pode incluir apenas alguns cuidados em casa como dar muitos líquidos, ou tratamento no hospital para receber soro ou alimentação pela veia.

Veja mais detalhadamente o que pode ser a moleira funda no bebê e o que fazer nesses casos:

1. Desidratação

A desidratação é uma das principais causas de moleira funda em bebês e é importante tratá-la o mais rapidamente possível, pois os bebês devido ao seu pequeno tamanho, correm maiores riscos que os adultos.

Outros sinais de desidratação

Além da moleira funda, outros sinais de desidratação no bebê incluem pele e lábios secos, fraldas menos molhadas ou secas que o normal, olhos afundados, urina forte e escura, choro sem lágrimas, sonolência, respiração rápida e sede.

O que fazer

Adotar alguns cuidados para reidratar o bebê como:

  • Dar muito líquido ao bebê: amamentar com mais frequência, oferecer mais mamadeira ou oferecer líquidos como água, água de coco, soro caseiro ou soluções para hidratar que se compram na farmácia. Veja como fazer o soro caseiro em: Receita de soro caseiro ou assista ao vídeo:
  • Manter o bebê fresco: se o clima é quente e o bebê está desidratado, mantê-lo frescos, longe do sol e do calor.

Caso o bebê tenha febre ou a desidratação não passe em 24 horas, é recomendado levar o bebê ao hospital para receber soro pela veia.

Saiba mais em: Sinais de desidratação nas crianças.

2. Desnutrição

A desnutrição ocorre quando o bebê tem problemas de absorção e não consegue absorver adequadamente os nutrientes, podendo ser causada por problemas de alimentação, intolerâncias alimentares ou doenças genéticas, por exemplo.

Outros sinais de desnutrição

Além da moleira funda e da perda de peso, outros sinais de desnutrição incluem diarreias frequentes, falta de apetite, alterações na cor da pele e no cabelo, crescimento lento e alterações no comportamento, como irritabilidade, ansiedade ou sonolência.

O que fazer

Consultar o pediatra que acompanha o bebê para identificar a gravidade da desnutrição e um nutricionista para adequar um plano alimentar com todos os nutrientes necessários. Nos casos mais graves, pode ser necessário que o bebê fique no hospital para receber os alimentos pela veia ou sonda nasogástrica.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...