Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Boca salivando muito: o que pode ser e o que fazer

Julho 2020

A boca salivando muito pode ser um sintoma que resulta do uso de certos medicamentos ou da exposição a toxinas, sendo também um sintoma comum a diversas condições de saúde geralmente fáceis de tratar, como infecções, cárie ou refluxo gastroesofágico, por exemplo, e que é resolvida quando a causa é tratada. 

Porém, o excesso de salivação também é um sintoma muito comum a doenças crônicas como doença de Parkinson, síndrome de Down ou Esclerose lateral amiotrófica, por exemplo, sendo que nestes casos, pode ser necessário um tratamento específico para reduzir a quantidade de saliva produzida, como administração de remédios anticolinérgicos ou injeções de botox.

Algumas das causas mais comuns que podem estar na origem da salivação excessiva, são:

1. Infecções

Boca salivando muito: o que pode ser e o que fazer

Quando o corpo está a lidar com uma infecção, é normal a pessoa sentir a boca salivando mais do que o normal, já que é uma defesa do organismo para eliminar as bactérias. O mesmo acontece quando a pessoa tem uma cárie, que é uma infecção do dente causada por bactérias.

O que fazer: o tratamento vai depender do local e gravidade da infecção, assim como do agente causador, podendo ser necessário tomar antibióticos. Além disso, é importante beber muitos líquidos e fazer uma alimentação equilibrada.

2. Refluxo gastroesofágico

Boca salivando muito: o que pode ser e o que fazer

O refluxo gastroesofágico consiste no retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, em direção à laringe e boca, sendo que os sintomas mais comuns são a produção excessiva de saliva, má digestão e dor e queimação no estômago e na boca.

O que fazer: o tratamento do refluxo consiste em alterações do estilo de vida, como por exemplo na dieta e na administração de medicamentos que neutralizam ou reduzem a acidez do estômago. Saiba mais sobre o tratamento.

3. Uso de medicamentos

Boca salivando muito: o que pode ser e o que fazer

O uso de certos medicamentos, como tranquilizantes e anticonvulsivantes podem levar ao excesso de produção de saliva. Além disso, a exposição a toxinas, como por exemplo o mercúrio, também podem causar este sintoma.

O que fazer: o ideal e falar com o médico que prescreveu o tratamento, para perceber se é possível alterar algum medicamento que provoque manos efeitos colaterais. Perante a exposição a toxinas, o ideal é ir imediatamente ao hospital.

4. Gravidez

Boca salivando muito: o que pode ser e o que fazer

Durante a gravidez, algumas mulheres podem sentir excesso de salivação, que pode estar relacionada com as náuseas e vômitos associadas às alterações hormonais características deste período.

O que fazer: o aumento da produção de saliva é normal esta fase. Para aliviar as náuseas e a salivação excessiva, a grávida pode tomar um chá de gengibre e limão e, se sentir muito desconforto, deve ir ao obstetra para que ele recomende um tratamento mais eficaz.

5. Má oclusão dentária

Boca salivando muito: o que pode ser e o que fazer

A má oclusão dentária corresponde ao alinhamento anormal dos dentes, fazendo com que os dentes do maxilar superior não encaixem corretamente com os dentes do maxilar inferior, causando sintomas como desgaste dos dentes, dificuldade na articulação da mandíbula, perda de dentes, dor de cabeça e excesso de salivação. Saiba quais os tipos de oclusão dentária e as causas que estão na sua origem.

O que fazer: o tratamento da má oclusão depende da gravidade, e pode ser feito através da colocação de um aparelho ortodôntico, remoção de um ou mais dentes e, em alguns casos, cirurgia.

6. Doença de Parkinson

Boca salivando muito: o que pode ser e o que fazer

A doença de Parkinson é uma doença degenerativa do cérebro, que afeta os movimentos, provocando tremor, rigidez dos músculos, lentificação dos movimentos e desequilíbrio, que são sintomas que se iniciam de forma gradual, quase imperceptíveis no início, mas que vão piorando com o tempo, em que podem surgir novos sintomas, como diminuição da expressão do rosto, dificuldade para falar e para engolir alimentos e alterações na salivação. Veja outros sintomas que podem surgir.

O que fazer: geralmente, o tratamento para doença de Parkinson é feito com o uso de medicamentos por toda a vida, que ajudam a atenuar os sintomas e a retardar a progressão da doença.

Além destas, existem outras causas que podem estar na origem da salivação excessiva, sendo que algumas delas podem estar relacionadas com doenças neurológicas, como paralisia cerebral, paralisia facial, AVC, síndrome de Down, Esclerose lateral amiotrófica ou autismo, por exemplo.

Como tratar a salivação excessiva

Embora na maior parte dos casos, o tratamento da causa da salivação resolva o problema, existem situações em que pode ser necessário usar remédios para diminuir a produção de saliva, como anticolinérgicos ou aplicação de injeções de toxina botulínica (botox). 

Bibliografia >

  • FILHO, Ademar Francisco de Oliveira. Aplicação da toxina botulínica no tratamento da sialorreia em pacientes com esclerose lateral amiotrófica: revisão da literatura. Einstein. 2016. Vol.14. 3.ed; 431-4, 2016
  • HOCKSTEIN, Neil G. et. al.. Sialorrhea: A Management Challenge . AMERICAN FAMILY PHYSICIAN. Vol.69. 11.ed; 2004
  • SOCIEDADE PORTUGUESA DE GASTROENTEROLOGIA. Doença de refluxo gastro-esofágico: normas de orientação clínica. 2012. Disponível em: <https://www.spg.pt/wp-content/uploads/2015/11/NOC_drge.pdf>. Acesso em 02 Out 2019
  • JUNIOR, Luiz João A. Doença do refluxo gastroesofágico. JBM. Vol 102. 6 ed; 31-36, 2014
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem