Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Boca salivando muito: o que pode ser e o que fazer

janeiro 2023

A boca salivando muito pode ser um sintoma que resulta do uso de certos medicamentos ou da exposição a toxinas, sendo também um sintoma comum a diversas condições de saúde geralmente fáceis de tratar, como infecções, cárie ou refluxo gastroesofágico, por exemplo, e que é resolvida quando a causa é tratada. 

Dependendo da causa também podem surgir outros sintomas como febre, dificuldade para engolir, tremor em partes do corpo e queimação na garganta.

Nos casos em que se está salivando muito, especialmente se surgirem outros sintomas, é importante consultar um clínico geral para identificar a causa e indicar tratamento mais adequado, que pode envolver antibióticos, antiácidos e o ajuste de medicamentos.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de boca salivando muito são:

1. Infecções

Quando o corpo está lidando com uma infecção, é comum surgir febre e a pessoa sentir a boca salivando mais que o normal, já que é uma defesa do organismo para eliminar as bactérias.

O que fazer: em caso de suspeita de infecção é importante consultar o clínico geral para indicar o tratamento mais adequado, que pode envolver medicamentos como antibióticos, antivirais e antitérmicos. Além disso, é importante beber muitos líquidos e fazer uma alimentação equilibrada.

2. Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, em direção à boca, sendo comum, além da boca salivando muito, sintomas como má digestão, queimação no estômago e na boca.

O que fazer: o tratamento do refluxo inclui medidas como perder peso e evitar fazer refeições perto do horário de dormir, e o uso de medicamentos que reduzem a acidez do estômago. Saiba como é feito o tratamento do refluxo gastroesofágico.

3. Uso de medicamentos

O uso de medicamentos com propriedades sedativas e anticonvulsivantes pode fazer a boca ficar salivando muito. Além disso, esse sintoma também pode surgir quando se ingere medicamentos em doses acima das recomendadas ou produtos tóxicos, por exemplo. Veja os sintomas de intoxicação.

O que fazer: o ideal é consultar com o médico que indicou o tratamento para avaliar se é necessário ajustar a dose ou suspender possíveis medicamentos causadores do excesso de saliva. No entanto, em caso de suspeita de ingestão de algum produto tóxico, é recomendado ir à emergência.

4. Gravidez

Durante a gravidez algumas mulheres podem sentir a boca salivando muito, o que é comum devido às náuseas e vômitos provocadas pelas alterações hormonais deste período.

O que fazer: a boca salivando muito na gravidez é normal. Mas, para aliviar a náusea e o excesso de saliva, a grávida pode tomar um chá de gengibre e limão e, se sentir muito desconforto, é importante consultar o obstetra para indicar o tratamento mais adequado. Confira como aliviar o enjoo na gravidez.

5. Má oclusão dentária

Má oclusão dentária é quando os dentes superiores e inferiores não se encaixam corretamente ao fechar a boca. Além da boca salivando muito, podem surgir outros sintomas como desgaste dos dentes, dificuldade na movimentação da mandíbula e dor de cabeça. Entenda melhor o que é má oclusão dentária.

O que fazer: o tratamento da má oclusão depende da gravidade, e pode ser feito através da colocação de um aparelho ortodôntico, remoção de um ou mais dentes e, em alguns casos, cirurgia.

6. Doença de Parkinson

A doença de Parkinson pode causar sintomas como tremor, dificuldade de movimentação e desequilíbrio. Além disso, quando a doença está avançada, podem surgir outros sintomas, como dificuldade para falar e engolir, o que pode fazer a boca ficar salivando muito. Conheça outros sintomas da doença de Parkinson.

O que fazer: o tratamento para doença de Parkinson geralmente é feito com o uso de medicamentos por toda a vida, que ajudam a aliviar os sintomas e a diminuir a progressão da doença.

Quando ir ao médico

É importante procurar o médico em caso de:

  • Febre;
  • Dificuldade para engolir ou se movimentar;
  • Confusão mental, sonolência ou agitação;
  • Crise convulsiva;
  • Tremor em partes do corpo;
  • Náusea e vômitos;
  • Dificuldade para respirar;
  • Diarreia.

Nestes casos, a boca salivando muito pode ter causas mais sérias, como intoxicação, infecção ou doenças neurológicas, como paralisia cerebral ou doença de Parkinson, sendo importante a sua identificação para indicar o tratamento mais adequado.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Jonathan Panoeiro - Neuropediatra, em janeiro de 2023.

Bibliografia

  • FILHO, Ademar Francisco de Oliveira. Aplicação da toxina botulínica no tratamento da sialorreia em pacientes com esclerose lateral amiotrófica: revisão da literatura. Einstein. 2016. Vol.14. 3.ed; 431-4, 2016
  • HOCKSTEIN, Neil G. et. al.. Sialorrhea: A Management Challenge . AMERICAN FAMILY PHYSICIAN. Vol.69. 11.ed; 2004
Mostrar bibliografia completa
  • SOCIEDADE PORTUGUESA DE GASTROENTEROLOGIA. Doença de refluxo gastro-esofágico: normas de orientação clínica. 2012. Disponível em: <https://www.spg.pt/wp-content/uploads/2015/11/NOC_drge.pdf>. Acesso em 02 out 2019
  • JUNIOR, Luiz João A. Doença do refluxo gastroesofágico. JBM. Vol 102. 6 ed; 31-36, 2014
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • Quem trata problemas na Articulação da Mandíbula?

    01:21 | 31732 visualizações
  • REFLUXO GASTROESOFÁGICO - tratamento natural

    05:19 | 2693838 visualizações
  • Primeiros sintomas de gravidez

    02:53 | 1088992 visualizações