Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer em caso de engasgo

Na maior parte das vezes, o engasgamento é leve e, por isso, nesses casos é aconselhado:

  1. Pedir para a pessoa tossir 5 vezes com força;
  2. Bater 5 vezes no meio das costas, mantendo a mão aberta e num movimento rápido de baixo para cima.

Porém, se isso não funcionar, ou se o engasgamento for mais grave, como o que acontece ao comer alimentos moles como carne ou pão, deve-se iniciar imediatamente a manobra de Heimlich, que consiste em:

  1. Ficar de pé atrás da vítima, que também deve estar de pé, como mostra a imagem 1;
  2. Passar os braços à volta do tronco da pessoa;
  3. Cerrar o punho da mão que tem mais força e colocá-la, com o nó do polegar, sobre a boca do estômago da vítima, que fica entre as costelas, como na imagem 2;
  4. Colocar a outra mão sobre a mão que tem o punho cerrado;
  5. Fazer pressão com as mãos contra o estômago da pessoa, para dentro e para cima, como se fosse desenhar uma vírgula, como mostra a imagem 3.

Veja o que fazer em caso de bebês e crianças com menos de 2 anos.

O que fazer em caso de engasgo

A pressão criada por esta manobra no estômago ajuda a deslocar o objeto pela garganta acima, liberando as vias aéreas, mas não deve ser feita em crianças com menos de 2 anos ou grávidas. Após este procedimento é normal que a pessoa comece a tossir, por isso, é importante deixá-la tossir, pois é a melhor maneira de evitar o sufocamento.

Assista como proceder em caso de engasgamento:

O que fazer se nada resultar

Se após a manobra, a pessoa continuar engasgada e sem conseguir respirar por mais de 30 segundos, é recomendado chamar ajuda médica, ligando para o 192. Durante esse tempo, pode-se manter a manobra de Heimlich ou, então, tentar virar a pessoa de cabeça para baixo e tentar abaná-la para que o pedaço que está engasgando se mova e deixe passar o ar.

Se for seguro, e se a pessoa não estiver cerrando os dentes, pode-se tentar colocar o indicador pela boca até a garganta, de forma a tentar puxar o objeto ou resto de comida que está preso. No entanto, é possível que a vítima tenha tendência para fechar a boca com força, o que pode resultar em feridas e cortes na mão.

Se entretanto a pessoa desmaiar e deixar de respirar, deve-se parar de tentar tirar o objeto da garganta e iniciar a massagem cardíaca até chegada da ajuda médica ou até que a pessoa reaja.

O que fazer quando engasgar sozinho

Nos casos em que se está sozinho e a tosse não está ajudando, pode-se seguir os seguintes passos:

  1. Ficar na posição de 4 apoios, com os joelhos e mãos no chão;
  2. Tirar o apoio dos dois braços ao mesmo tempo, esticando-os para a frente;
  3. Deixar o tronco cair em direção ao chão de forma rápida, para empurrar o ar para fora dos pulmões.

Idealmente, esta manobra deve ser feita em cima de um tapete, mas numa superfície lisa e dura. No entanto, pode ser feita diretamente no chão, pois, embora exista risco de quebrar alguma costela, é uma manobra de emergência que pode ajudar a salvar a vida.

Outra opção é realizar a manobra em cima de um balcão alto, apoiando o peso do corpo com os braços esticados sobre o balcão e depois deixando-o cair o tronco sobre o balcão com força.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...