Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

3 formas de acelerar a cicatrização da Episiotomia

A cicatrização completa da episiotomia, geralmente, ocorre em 1 mês após o parto, mas os pontos, que normalmente são absorvidos pelo organismo ou caem naturalmente, podem sair mais cedo, principalmente se a mulher fizer os exercícios de Kegel, que ajudam na cicatrização.

O que se pode fazer para acelerar a cicatrização da episiotomia inclui:

  1. Fazer exercícios de Kegel todos os dias até os pontos serem absorvidos ou caírem, pois eles aumentam o fluxo sanguíneo na região da episiotomia, facilitando e acelerando a cicatrização;
  2. Usar calcinha de algodão ou descartável, para a pele ao redor da episiotomia respirar e facilitar a cicatrização;
  3. Comer alimentos cicatrizantes,como ovo ou brócolis cozido, morango, laranja, sardinha, salmão, fígado, soja, castanha-do-pará ou beterraba, veja no víde mais exemplos:

A aplicação de Povidine, assim como de pomadas cicatrizantes, como Bepantol, Nebacetin, Cicalfate da Avène ou o Gel Cicatrizante Mederma nem sempre é necessária e, por isso, só devem ser utilizados se o obstetra indicar.

Como fazer os exercícios de Kegel 

Os exercícios de Kegel consistem em contrair os músculos pélvicos. Para identificar os músculos pélvicos, basta imitar tentar interromper o jato de xixi.

3 formas de acelerar a cicatrização da Episiotomia
3 formas de acelerar a cicatrização da Episiotomia

Depois de identificar os músculos pélvicos, deve-se realizar 10 contrações seguidas, relaxando por alguns segundos e então retomar o exercício fazendo 10 séries de 10 contrações todos os dias, até os pontos caírem ou serem absorvidos.

Para saber que outros cuidados deve ter com a episiotomia leia: Como cuidar da episiotomia após o parto.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...