Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Entenda o que é Hímen Complacente

O hímen complacente é mais elástico que o tecido mais comum entre as mulheres e tende a não romper durante o primeiro contato íntimo, podendo permanecer mesmo após meses de penetração. Apesar de ser possível que ele se rompa em algum momento, durante a penetração, em algumas mulheres o rompimento do hímen complacente só acontece durante o parto normal.

O hímen é uma pele localizada logo na entrada da vagina de todas as meninas, que possui uma pequena abertura que permite a saída da menstruação e de pequenas secreções vaginais. Normalmente ele se rompe quando é pressionado para dentro, durante a primeira relação sexual ou introdução de objetos na vagina, como copo menstrual ou absorvente interno, por exemplo, sendo comum um pequeno sangramento após o seu rompimento. No entanto, em caso de hímen complacente o tecido é mais elástico e não se rompe facilmente, mas quando se rompe, sangra.

Entenda o que é Hímen Complacente

Dúvidas mais comuns sobre o hímen 

As principais dúvidas sobre o hímen estão respondidas a seguir.

1. O absorvente interno tira a virgindade por romper o hímen?

Os menores absorventes internos ou copo menstrual podem ser colocados com muito cuidado no interior da vagina por meninas que ainda não tiveram nenhuma relação sexual. No entanto, com a introdução destes objetos é possível que haja o rompimento do hímen.

Veja: Como usar absorvente interno de forma segura

A virgindade, não tem o mesmo significado para todas as meninas, porque é o termo que se refere ao fato de não ter tido nenhum contato íntimo com outra pessoa e por isso nem todas as meninas consideram que perderam a virgindade somente porque romperam o hímen. Assim, para estas o absorvente interno e o copo menstrual apesar de poderem romper o hímen, não tira a virgindade.

2. Como saber se meu hímen é complacente?

A única forma de saber se possui um hímen é complacente é através da tentativa de rompe-lo. É normal que o hímen não se rompa com a tentativa de introduzir um dedo na vagina, por exemplo. No entanto, isto pode acontecer e se nao deseja romper o hímen desta forma é aconselhado não introduzir nada no canal vaginal e deixar para descobrir durante o contato íntimo. Se o hímen ainda puder ser visto após o contato íntimo é porque ele é complacente.

3.  Quando o hímen rompe sempre há sangramento?

Como o hímen possui pequenos vasos sanguíneos, o mais comum é que com o seu rompimento haja um pequeno sangramento, no entanto, em caso de hímen complacente isto nem sempre acontece, porque o hímen não se rompe ou não se rompe completamente, mas a cada tentativa de rompimento, é normal que haja pequenos vestígios de sangue.

4. O que fazer para romper um hímen complacente?

Apesar da elasticidade do tecido, todo hímen pode ser rompido, mesmo que seja complacente. Assim, é aconselhado tentar romper o hímen com muito cuidado para não se frustrar, nem se machucar. O ideal é progredir aos poucos, com o passar dos dias. Pode ser útil começar introduzindo o dedo indicador e aos poucos ir progredindo até ser possível a penetração peniana. No entanto, o hímen complacente pode não se romper mesmo após várias penetrações, se rompendo somente durante o parto normal.

Após o rompimento do hímen, este não se regenera ainda que a mulher passe muitos anos sem ter nenhum contato íntimo e por isso se mesmo após inúmeras penetrações a mulher ainda apresentar hímen, é porque ela possui um hímen complacente.

Se gostou dessa matéria, poderá gostar também:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...