O que comer durante o trabalho de parto?

Atualizado em fevereiro 2016

O trabalho de parto pode demorar muitas horas até que as contrações se tornem mais frequentes e regulares e a mulher possa então ir para o hospital. O que se pode comer nesse período, enquanto a mulher ainda está em casa, e as contrações ainda não são muito regulares são alimentos leves como pão integral, fruta ou iogurte, porque facilitam a digestão e liberam energia de forma controlada.

Durante o trabalho de parto, também recomenda-se beber muita água, pois além de satisfazer a sede que é própria desse momento, faz com que a mulher vá frequentemente ao banheiro, mantendo-se ativa, facilitando o nascimento do bebê.

Imagem ilustrativa número 1
Alimentos permitidos
Imagem ilustrativa número 2
Alimentos a evitar

Alimentos permitidos durante o trabalho de parto

Alguns alimentos de fácil digestão que podem ser consumidos durante o trabalho de parto são:

  • Arroz, torradas integrais;
  • Pera, maçã, banana;
  • Peixe, peru ou frango;
  • Abóbora e cenoura cozidas.

É recomendado comer algo antes de ir para o hospital porque ao entrar na sala de parto, não é possível comer mais nada, e provavelmente a mulher deverá ficar no soro por meio de acesso venoso.

Alimentos a evitar durante o trabalho de parto

Alguns alimentos como doces, chocolate, bolos ou sorvete são desaconselhados durante o trabalho de parto, assim como carnes vermelhas, embutidos, frituras ou outros alimentos ricos em gordura, porque podem causar indigestão e aumentar o desconforto da mulher.

Saiba quais os sinais de trabalho de parto em: Sinais do trabalho de parto.