Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

3 passos para acabar com a Prisão de Ventre depois do Parto

Apesar da prisão de ventre ser uma alteração comum no pós-parto existem medidas simples que podem ajudar a soltar o intestino, sem precisar recorrer a laxantes de contato, que podem parecer uma boa opção inicialmente, mas que podem 'viciar' o intestino.

As dicas que indicamos a seguir são muito úteis e podem ajudar a regular o intestino e devem ser seguidas por toda a vida.

Os 3 passos para soltar o intestino são:

1. Tomar mais água

Você precisa tomar bastante água para mobilizar e amaciar as fezes, facilitando a sua eliminação. Boas estratégias para beber mais água são:

  • Ter uma garrafa de 1,5 l de água sempre por perto, para tomar mesmo que não tenha sede;
  • Tomar de 3 a 4 xícaras de chá por dia;
  • Adicionar meio limão espremido em 1 litro de água, sem adicionar açúcar e tomar ao longo do dia.

Os refrigerantes e os sucos industrializados não são aconselhados porque contém substâncias tóxicas e açúcar que promove a desidratação.

2. Comer fibras

Comer alimentos ricos em fibras, como ameixa, manga, mamão e uvas é uma ótima maneira de acabar rapidamente com a prisão de ventre, além de beber bastante água. Assim, uma dieta rica em fibras e eventualmente alguns laxativos leves poderão ser utilizados nos primeiros 3 dias.

Conheça outros exemplos de alimentos ricos em fibras.

A alimentação equilibrada ajudará a mamãe a voltar a estar em forma e também fortalecer o organismo para cuidar do bebê e produzir leite de maneira adequada.

3. Fazer cocô do jeito certo

Além da alimentação, a posição do corpo na hora da evacuação também pode atrapalhar a passagem das fezes. Veja qual é a posição mais indicada para você no vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin:

Se mesmo após seguir este passo a passo, você não conseguir manter o intestino regulado, é recomendado ir ao médico, principalmente se você ficar mais de 5 dias sem evacuar porque o acumulo de fezes pode ter graves consequências para saúde.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...