Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o Plano de Parto e Como Fazer

O plano de parto é recomendado pela Organização Mundial de Saúde e consiste na elaboração de uma carta, elaborada pela mulher grávida, com a ajuda do obstetra e durante a gravidez, onde ela regista as suas preferências em relação a todo o processo do parto, procedimentos médicos de rotina e cuidados do recém-nascido.

Esta carta tem como objetivo personalizar um momento que é muito especial para os pais do bebê e mantê-los mais informados acerca dos procedimentos de rotina que são realizados durante o trabalho de parto. A melhor maneira de apresentar um plano de parto é em forma de carta, que é muito mais pessoal do que um modelo retirado da internet e dará à parteira uma ideia da personalidade da mãe.

Para realizar o plano de parto, é importante que a gestante disponha de toda a informação necessária e, para isso, pode frequentar aulas de preparação para o parto, conversar com o obstetra e ler alguns livros sobre o assunto.

O que é o Plano de Parto e Como Fazer

Para que serve

O objetivo do plano de parto é atender às preferências da mãe em relação a todo o processo de parto, incluindo a execução de alguns procedimentos médicos, desde que sejam baseadas em informações cientificamente comprovadas e atualizadas.

No plano de parto, a grávida pode mencionar se prefere ser assistida por mulheres, se tem preferência no que diz respeito ao alívio da dor, o que pensa sobre a indução do parto, se pretende que se proceda a uma ruptura de águas, caso seja necessário, se prefere uma monitorização continua do feto, desde que esteja devidamente informada que este último caso a impedirá de se levantar e movimentar durante o parto. Conheça as três fases do trabalho de parto.

Além disso, algumas mulheres preferem recorrer a uma doula, que é uma mulher que acompanha a gravidez e fornece apoio emocional e prático à grávida durante o parto, o que também deve ser mencionado na carta.

Como fazer o plano de parto

Os profissionais que vão realizar o parto devem ler e discutir este plano com a gestante, durante a gravidez, de forma a garantir que no dia do parto tudo corre como planeado.

Para elaborar o plano de parto, pode-se recorrer a um modelo fornecido por um profissional de saúde ou encontrado na internet ou a grávida pode optar por escrever uma carta personalizada.

O que é o Plano de Parto e Como Fazer

Nessa carta, deve mencionar as suas preferências em relação a situações como:

  • Local onde deseja que se realize o parto;
  • Condições do ambiente em que vai ser realizado o parto, como iluminação, música, realização de fotos ou vídeos, entre outros;
  • Quais os acompanhantes que deseja que estejam presentes;
  • Intervenções médicas que deseja ou não fazer, como administração de ocitocina, analgesia, episiotomia, enema, remoção de pelos pubianos ou dequitação da placenta;
  • Tipo de alimentação ou bebidas que vai ingerir;
  • Se deseja a realização de uma rutura artificial da bolsa amniótica;
  • Posição de expulsão do bebê;
  • Quando deseja começar a amamentar;
  • Quem corta o cordão umbilical;
  • Intervenções realizadas no recém-nascido, como aspiração das vias aéreas e do estômago, utilização de colírio de nitrato de prata, injeção de vitamina k ou administração da vacina da hepatite B.

O plano de parto deve ser impresso e levado para a maternidade ou hospital no momento do parto, se bem que em algumas maternidades, o documento é arquivado antes disso.

Apesar da grávida ter um plano de parto, fica a critério da equipe que a assiste decidir qual a forma mais segura de conduzir o parto. Caso o plano de parto não seja seguido por algum motivo, o médico deve justificar a razão aos pais do bebê.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem