Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que comer depois de retirar a vesícula

Após a cirurgia de retirada da vesícula, é muito importante fazer uma alimentação pobre em gordura, evitando alimentos como carne vermelha, bacon, linguiça e frituras em geral. Com o passar do tempo, o corpo se habitua com a retirada da vesícula e, por isso, é possível voltar a se alimentar normalmente, mas sempre sem exagerar na ingestão de gordura.

A vesícula biliar é um órgão que está localizado no lado direito do fígado e que tem como função armazenar a bile, um líquido que ajuda a digerir as gorduras da alimentação. Assim, logo após a cirurgia, a digestão de gorduras fica mais difícil e é necessário modificar a dieta para evitar sintomas como enjoos, dor e diarreia, ajudando o intestino a funcionar bem sem a vesícula.

Veja no vídeo as dicas da nossa nutricionista sobre o que comer:

O que comer após tirar a vesícula

Após a cirurgia de retirada da vesícula, deve-se dar preferência para alimentos como:

  • Carnes magras, como peixes, frango sem pele e peru;
  • Frutas, exceto abacate e coco;
  • Legumes cozidos;
  • Grãos integrais como aveia, arroz, pão e macarrão integral;
  • Leites e iogurtes desnatados;
  • Queijos brancos, como ricota, cottage e minas frescal, além de requeijão light.

Alimentar-se corretamente após a cirurgia também ajuda a reduzir as dores e o desconforto físico, além de facilitar a adaptação do organismo sem a vesícula. Essa alimentação rica em fibras também ajudará a manter o controle da diarreia e evitará a prisão de ventre, mas é normal ter o intestino preguiçoso nos primeiros dias. Em caso de diarreia insistente, prefira alimentos simples, como arroz branco, frango e vegetais cozidos, e com poucos temperos. Veja mais dicas sobre o que comer na diarreia.

O que comer depois de retirar a vesícula

O que evitar após retirar a vesícula

Após a cirurgia de retirada da vesícula deve-se evitar: carnes vermelhas, bacon, tripas, fígado, moela, coração, salsicha, linguiça, presunto, carne enlatada, peixes enlatados em óleo, leite e derivados integrais, requeijão, manteiga, chocolate, côco, amendoim, sorvete, bolos, pizza, sanduíches de fast foods, frituras em geral, produtos industrializados ricos em gordura saturada como bolacha recheada, salgadinhos de pacote e comida pronta congelada. Além desses alimentos, também deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Como fica a digestão após retirar a vesícula

Após a cirurgia de retirada da vesícula o corpo precisa de um período de adaptação para reaprender a digerir bem os alimentos ricos em gordura. No início, a pessoa pode emagrecer devido às alterações na alimentação, que passa a ser pobre em gorduras e rica em frutas, vegetais e alimentos integrais. Se essa alimentação saudável for mantida, a perda de peso pode ser definitiva e a pessoa passa a controlar melhor o peso corporal.

No entanto, engordar após a retirada da vesícula também é comum, pois a pessoa já não sente dor ao se alimentar e passa a comer em maior quantidade. Além disso, voltar a consumir com frequência alimentos ricos em gordura também irá favorecer o ganho de peso. Veja como é feita a cirurgia de vesícula.

Cardápio da dieta após a retirada da vesícula

Este cardápio para 3 dias é apenas uma sugestão do que se pode comer após a cirurgia, mas é útil para orientar o paciente em relação a sua alimentação nos primeiros dias após a retirada da vesícula.

 Dia 1Dia 2Dia 3
Café da manhã150 ml de iogurte desnatado + 1 pão integral240 ml de leite desnatado + 1 pão integral com queijo cottage240 ml de leite desnatado + 5 torradas integrais com ricota
Lanche da manhã200g de gelatina1 fruta (como pêra) + 3 bolachas de água e sal1 copo de suco de frutas (150 ml) + 4 bolachas maria
Almoço/JantarCanja de galinha ou 130g de peixe cozido (como cavala) + arroz + legumes cozidos + 1 fruta de sobremesa130 g de frango sem pele + 4 col de sopa de arroz + 2 col de feijão + salada + 150g de gelatina de sobremesa130 g de peixe grelhado + 2 batatas médias cozidas + legumes + 1 taça pequena de salada de frutas
Lanche da tarde240 ml de leite desnatado + 4 torradas integrais ou bolachas maria1 copo de suco de frutas (150 ml) + 4 torradas integrais com geleia de frutas150 ml de iogurte desnatado + 1 pão integral

À medida que a digestão melhorar com a recuperação da cirurgia, deve-se introduzir aos poucos alimentos ricos em gorduras na dieta, especialmente aqueles que são ricos em gorduras boas, como sementes de chia, linhaça, castanhas, amendoim, salmão, atum e azeite de oliva. Em geral, é possível ter uma alimentação normal alguns meses após a cirurgia.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...