O que comer depois de retirar a vesícula

Atualizado em maio 2022

Após a cirurgia de retirada da vesícula, é muito importante fazer uma alimentação pobre em gorduras, evitando alimentos como carne vermelha, bacon, linguiça e frituras em geral, para evitar sintomas como enjoos, dor e diarreia.

A vesícula biliar é um órgão que está localizado no lado direito do fígado e que tem como função armazenar a bile, um líquido que ajuda a digerir as gorduras da alimentação. Assim, logo após a cirurgia, a digestão de gorduras fica mais difícil, sendo necessário priorizar alimentos com baixo teor de gorduras, como frutas e vegetais frescos e cereais integrais.

Com o passar do tempo, após a cirurgia, o corpo se habitua com a retirada da vesícula e, por isso, é possível voltar a se alimentar normalmente, mas sem exagerar na ingestão de gordura.

Imagem ilustrativa número 1

Alimentos recomendados

Os alimentos que ajudam a evitar enjoos, dores abdominais e diarreia e, por isso, são recomendados após a cirurgia de retirada de vesícula, são:

  • Proteínas magras, como peixes, frango sem pele, ovos, tofu e peru;
  • Frutas frescas, como morango, mamão, laranja, melancia, pera e maçã;
  • Vegetais frescos, como chuchu, vagem, tomate, repolho, rúcula e cenoura;
  • Cereais integrais, como aveia, arroz integral, pão integral e macarrão integral;
  • Laticínios com baixo teor de gordura, como leite desnatado, iogurte desnatado e queijos brancos, como ricota, cottage e queijo minas;
  • Leguminosas, como lentilha, grão de bico, tremoço e feijão.

É importante também diminuir o volume de alimentos que se come, distribuindo em 5 a 6 refeições ao longo do dia. Além disso, é recomendado aumentar aos poucos a ingestão dos alimentos ricos em fibras, como as frutas, os vegetais e os cereais integrais, para evitar o excesso de gases e cólicas.

Em caso de diarreia persistente, é importante priorizar alimentos com menos fibras, como arroz branco, frango e vegetais cozidos, e com poucos temperos. Veja outras dicas sobre o que comer durante a diarreia.

Cardápio da dieta após a retirada da vesícula

A tabela a seguir é um exemplo de cardápio de dieta após a cirurgia de retirada da vesícula:

 

Dia 1

Dia 2

Dia 3

Café da manhã

120g de iogurte desnatado s/ açúcar + 1 col. sobremesa de aveia em flocos + 1 xícara de chá de erva cidreira

200 ml de leite desnatado s/ açúcar + 1 pão integral com 1 ovo mexido sem gordura

1 xícara de chá de camomila s/ açúcar + 3 torradas integrais com 3 fatias de queijo ricota

Lanche da manhã

1 maçã cozida

1 pera cozida

1 banana

Almoço/Jantar

Canja de galinha com arroz integral, cenoura, vagem e chuchu + ½ mamão papaia pequeno

120 g de frango sem pele grelhado + 3 col de sopa de arroz integral + 3 col sopa de abóbora e ervilha ensopadas + 1 fatia de abacaxi

120 g de peixe grelhado sem pele + 2 batatas médias, couve e beterraba cozidas + 1 taça pequena de salada de frutas sem açúcar adicionado

Lanche da tarde

200 ml de leite de arroz s/ açúcar + 3 tortilhas de milho

1 tangerina + 200 ml de leite de soja s/ açúcar

5 morangos + 200 ml de leite de aveia s/ açúcar

Este cardápio é apenas um modelo que pode variar de acordo com o estado de saúde geral, a idade e as preferências de cada um. Por isso, é aconselhado passar por uma consulta com um nutricionista para que seja feito um plano alimentar individualizado.

Nos primeiros dias após a cirurgia é importante priorizar os alimento de fácil digestão, como vegetais cozidos, frutas sem casca, sopa de legumes, e purê de batata ou de cenoura, evitando, assim, o excesso de gases e cólicas.

À medida em que a digestão melhora, deve-se aumentar progressivamente a ingestão de alimentos ricos em fibras, como frutas com casca, vegetais crus e cereais integrais, e os alimentos com gorduras saudáveis, como sementes de chia, linhaça, castanhas, amendoim, azeite de oliva, por exemplo.

Quais alimentos devem ser evitados

Após a cirurgia de retirada da vesícula é importante evitar alimentos com alto teor de gordura, como carnes vermelhas, bacon, fígado, moela, coração, salsicha, linguiça, presunto, leite e derivados com alto teor de gorduras, chocolate, abacate, coco, amendoim, sorvete, bolos, bolachas, pizza e frituras em geral.

Além disso, é recomendado evitar também temperos picantes, como pimenta, curry, páprica, canela e gengibre, pois podem irritar o estômago e causar vômitos, dor no estômago ou diarreia.

É importante lembrar que bebidas alcoólicas e alimentos ricos em cafeína, como café, chá preto e chá verde devem ser evitados, pois podem irritar o estômago e causar diarreia.

Como fica a digestão após retirar a vesícula

Após a cirurgia de retirada da vesícula, o organismo precisa de um período de 3 a 6 semanas de adaptação para reaprender a digerir bem os alimentos ricos em gordura e fibras. Por isso, anotar os alimentos que causam gases, cólicas ou diarreia, ajuda a identificar quais são os que ainda precisam de mais tempo para retornar à dieta.

É importante ressaltar que após a cirurgia a pessoa pode perder peso, devido às alterações na alimentação, que passa a ser mais balanceada, com baixa quantidade de gorduras e rica em frutas, vegetais e alimentos integrais.

Veja as dicas da nutricionista Tatiana Zanin sobre o que comer depois da cirurgia para retirar a vesícula biliar:

youtube image - Pedra na vesícula: principais sintomas e alimentação ideal