Murici: o que é, benefícios e como consumir (com receitas)

Atualizado em janeiro 2024

O murici é uma fruta que promove muitos benefícios para a saúde, como ajudar a tratar anemia, combater a prisão de ventre e favorecer a perda de peso. Esses benefícios são possíveis, porque a fruta murici é rica em flavonoides, fibras, vitamina C, e vitamina A, nutrientes e compostos bioativos que têm ação antioxidante, laxativa, anti-inflamatória e hipoglicemiante.

Existem diversos tipos da fruta murici, que variam conforme a espécie da planta, a cor e a região onde são encontradas, incluindo murici-amarelo, murici-vermelho, murici-branco, murici-da-serra, murici-do-brejo e murici-do-campo, por exemplo.

O murici é uma fruta com um sabor agridoce, onde a polpa pode ser consumida na forma natural ou usada em receitas como sucos, doces, geleias, sorvetes e licores. Além disso, a semente do murici também é usada para a extração de um óleo que pode ser usado no preparo de alimentos ou na fabricação de produtos cosméticos.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios do murici para a saúde são:

1. Ajudar a tratar a anemia

Por ser rico em vitamina C, o murici é uma fruta que ajuda a tratar a anemia por favorecer a absorção do ferro presente nos alimentos, atuando na formação da hemoglobina, um dos componentes do sangue que é responsável pelo transporte de oxigênio no organismo e que normalmente está reduzida na anemia. Veja outros alimentos indicados para anemia.

2. Favorecer a perda de peso

O murici é uma fruta rica em fibras que aumenta o tempo de digestão dos alimentos e prolongam a saciedade, ajudando a controlar a fome ao longo do dia e favorecendo, assim, na perda de peso.

No entanto, para favorecer a perda de peso, o murici deve ser incluído em uma dieta saudável associada a prática regular de atividades físicas.

3. Manter a saúde dos olhos

O murici é uma frua que mantém a saúde dos olhos, por ser rico em luteína e zeaxantina, carotenoides que ajudam a combater os radicais livres e protegem a retina, prevenindo a catarata.

Além disso, os carotenóides presentes no murici também protegem os olhos contra os danos causados pelos raios ultravioletas do sol e pela luz azul emitida por computadores e celulares, ajudando a evitar a degeneração macular, uma doença relacionada com o envelhecimento que diminui a capacidade da visão.

4. Combater a prisão de ventre

As fibras presentes em ótimas quantidades na fruta murici favorecem a formação do bolo fecal e estimulam os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação e combatendo a prisão de ventre. Veja outros alimentos indicados para prisão de ventre.

5. Manter a saúde da pele

Por ser uma fruta rica em vitamina A, um nutriente que tem potente ação antioxidante, o murici ajuda a neutralizar o excesso de radicais livres no organismo, mantendo a saúde da pele e evitando a formação de rugas e a flacidez.

Além disso, a grande quantidade de vitamina C presente no murici, também atua na formação de colágeno, promovendo a firmeza e elasticidade da pele e prevenindo o envelhecimento precoce.

6. Controlar o colesterol "ruim"

O murici é rico em fibras que diminuem a absorção de gordura a nível intestinal, controlando os níveis de colesterol "ruim", LDL, no sangue.

Por ter ótimas quantidades de catequina e quercetina, compostos bioativos que têm potente ação antioxidante, a fruta murici também combate os radicais livres, impedindo a oxidação das células de gordura e ajudando, assim, a regular os níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue.

7. Evitar a diabetes

Por conter boas quantidades de fibras, o murici é uma fruta que diminui a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, equilibrado os níveis de glicose no sangue e prevenindo, assim, a resistência à insulina e a diabetes.

8. Fortalecer o sistema imunológico

A vitamina E, que está presente em grandes quantidades no murici, ajuda a fortalecer o sistema imunológico por combater o excesso de radicais livres, que são compostos que podem causar danos às células de defesa.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100g de murici fresco:

Componente Quantidade em 100g de murici
Energia 90 calorias
Proteína 0,9 g
Gorduras 2,6 g
Carboidratos 19,3 g
Fibras 6,8 g
Vitamina C 38,5 mg
Vitamina A 9 mcg
Vitamina E 6,3 mg
Luteína 688 mg
Zeaxantina 32 mcg
Potássio 257 mg

É importante lembrar que, para se obter todos os benefícios dessa fruta o murici deve ser incluído em uma alimentação saudável e variada, associada a prática regular de atividades físicas.

Como consumir o murici

A polpa do murici pode ser consumida na forma natural ou usada em receitas como sucos, doces, geleias, sorvetes e licores.

Já a semente do murici pode ser usada para a extração de um óleo que pode ser usado no preparo dos alimentos ou na fabricação de produtos cosméticos.

Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de murici, a recomendação mínima da ingestão diária de frutas é entre 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160g a 240 g por dia.

Receitas saudáveis com murici

Algumas receitas saudáveis e saborosas com murici são:

1. Suco de murici

Ingredientes:

  • 200 g de polpa de murici;
  • 400 ml de água;
  • 1 colher (de sobremesa) de mel;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater por 2 minutos ou até formar uma bebida homogênea. Transferir para um copo e beber em seguida.

2. Mousse de murici

Ingredientes:

  • 300 g de polpa de murici;
  • 1 lata de creme de leite light gelado;
  • 1 envelope de gelatina sem sabor;
  • 45 ml de água.
  • 1 colher (de chá) de adoçante culinário.

Modo de preparo:

Num pote, hidratar a gelatina com a água e reservar por 5 minutos. Bater a polpa de murici no liquidificador. Após, numa tigela colocar a polpa, a gelatina dissolvida e adoçante, misturar bem com uma colher e reservar.

Bater o creme de leite na batedeira até dobrar o volume e incorporar à mistura reservada. Distribuir a mistura em taças ou potes, levar à geladeira até ganhar consistência e servir.