Mupirocina (Bactroban): para que serve a pomada e como usar

Agosto 2021

A mupirocina é remédio com forte ação antibacteriana, sendo indicado no tratamento de alterações na pele, principalmente foliculite e impetigo, que são causadas por bactérias do tipo estafilococos e estreptococos.

A mupirocina pode ser comprada nas farmácias convencionais com o nome comercial de Bactroban sob a forma de pomada com 15g, devendo ser usado conforme orientação do médico, que normalmente indica passar a pomada no local afetado cerca de 3 vezes ao dia.

Mupirocina (Bactroban): para que serve a pomada e como usar

Para que serve

A mupirocina está indicada para tratar infecções da pele causadas por bactérias sensíveis à essa substância, como Staphylococcus aureus, Streptococcus beta-hemolíticos e Streptococcus pyogenes, por exemplo. Além disso, a mupirocina também apresenta ação contra bactérias gram-negativas, principalmente Haemophilus influenzae.

Dessa forma, a mupirocina pode ser indicado pelo médico para o tratamento de impetigo, foliculite e furunculose.

Como usar

A mupirocina deve ser usada conforma orientação do médico, sendo normalmente recomendado pelo médico a aplicação da pomada na área a ser tratada 3 vezes ao dia, por 10 dias seguidos.

A mupirocina não é indicada para uso oftálmico, intranasal, no local de punção venosa central e nem em conjunto com cânulas.

Efeitos colaterais da mupirocina

O efeito colateral mais comum do uso da mupirocina é a ardência no local de aplicação da vacina. No entanto, mais raramente, é possível observar outros efeitos, como coceira, vermelhidão, sensação de picada e secura da área de aplicação da pomada.

Quando não é recomendada

A mupirocina está contraindicada para grávidas e mulheres em fase amamentação, assim como para pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e em mulheres grávidas e lactantes.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: