Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é moxabustão e para que serve

Novembro 2019

A moxabustão, também chamada de moxaterapia, é uma técnica de acupuntura que consiste em aplicar calor direta ou indiretamente sobre a pele, através de um bastão enrolado com ervas medicinais como a artemísia, por exemplo.

Na medicina chinesa, entende-se que o calor aplicado na pele, por meio desta técnica, pode liberar o fluxo de energia acumulado em alguns locais do corpo, conhecidos como meridianos. A liberação desta energia pode ajudar no tratamento de algumas doenças físicas tipo dor nas costas, enxaqueca e artrite, além de auxiliar na recuperação do bem-estar mental.

Entretanto, não é recomendado fazer a técnica de moxabustão em casa, devendo ser feita por um profissional treinado, em clínicas especializadas e com autorização de um médico, para que os resultados sejam positivos e benéficos. 

O que é moxabustão e para que serve

Para que serve

A moxabustão é um tipo de terapia complementar, que ainda está sendo estudada e testada, mas pode ser indicada para tratamento de diversos problemas de saúde, tanto físico quanto emocionais, como por exemplo:

  • Doenças crônicas, como artrite reumatoide e fibromialgia;
  • Lesões musculares, causadas por atividades esportivas;
  • Doenças do sistema reprodutivo, como cólicas menstruais e infertilidade;
  • Doenças gastrointestinais, como úlceras estomacais e constipação.

Além disso, este tipo de terapia pode ser recomendado para pessoas que apresentam sintomas como ansiedade e estresse e, alguns estudos, revelam a aplicação da moxabustão no auxílio do tratamento de apresentação pélvica no final da gravidez, que é quando o bebê está sentado, ao invés de estar com a cabeça para baixo.

Como é feita

A terapia através da moxabustão é feita por meio da aplicação de calor na pele, sendo usado um bastão preenchido de plantas medicinais, como a artemísia. A artemísia, conhecida popularmente como erva-de-são-joão, geralmente é usada para tratar infecções urinárias, cólicas menstruais e depressão. Veja mais para que serve a planta artemísia e os principais tipos.

Nas sessões de moxabustão coloca-se o bastão aquecido em pontos específicos da pele, dependendo do problema de saúde da pessoa e, geralmente, as aplicações começam a ser feitas pela parte da frente do corpo, ajudando a liberar os canais de energia, chamados de meridianos. 

O acupunturista especializado em moxabustão, aproxima o bastão da pele da pessoa por um período de 5 minutos, mantendo a mão próxima para sentir a intensidade do calor aplicado, evitando que a pele se queime. Essas sessões duram em média 40 minutos e a quantidade de sessões indicadas depende de pessoa para pessoa, mas na maioria das vezes, são recomendadas 10 sessões.

Ao final de cada sessão de moxabustão, a pessoa pode sentir um calor repentino por todo corpo e isso significa que o fluxo de energia foi libertado e que a técnica foi aplicada corretamente. Muitas vezes, o médico ou fisioterapeuta indica a acupuntura convencional na mesma sessão para que sejam atingidos maiores benefícios à saúde.

O que é moxabustão e para que serve

Principais tipos

Na terapia de moxabustão aplica-se calor na pele através de um bastão enrolado com plantas medicinais que pode ser feita de duas formas:

  • Moxa direta: consiste na aplicação do bastão com a erva artemísia diretamente na pele, sendo que por causa dos riscos de queimaduras, é muito pouco utilizada;
  • Moxa indireta: é realizada quando o calor, através do bastão, não é aplicado diretamente na pele, sendo usado pedaços de alho ou gengibre para isolar um pouco o calor aplicado.

Atualmente, o tipo de moxabustão mais utilizado é a moxa elétrica, que funciona como um laser e provoca o aquecimento da pele por meio da luz, sendo que nestes casos, o risco de queimadura é menor.

Quais os riscos

Para realização de moxabustão é necessário procurar um profissional treinado e uma clínica com aprovação da vigilância sanitária, para que não cause nenhum dano à saúde e os resultados sejam positivos. Também é importante consultar um clínico geral dependendo dos sintomas apresentados, e somente fazer a moxabustão se for aprovado pelo médico.

Geralmente, este tipo de terapia não causa nenhum efeito colateral, pois é um procedimento natural e não provoca dor, entretanto, algumas pessoas podem apresentar alergia aos produtos utilizados, assim como, ter tosse por causa da fumaça eliminada pela queima das substâncias do bastão.

Bibliografia >

  • FACHINE, Simone M. O uso da moxaterapia: uma revisão. Trabalho de Conclusão de Curso, 2016. Escola Brasileira de Medicina Chinesa.
  • UNIVERSITY OF MINNESOTA. Moxibustion. Disponível em: <https://www.takingcharge.csh.umn.edu/explore-healing-practices/moxibustion>. Acesso em 29 Nov 2019
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Práticas Integrativas e Complementares (PICS): quais são e para que servem. 2019. Disponível em: <http://saude.gov.br/saude-de-a-z/praticas-integrativas-e-complementares>. Acesso em 05 Nov 2019
  • XU, Ji et al. Safety of Moxibustion: A Systematic Review of Case Reports. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. Vol.2014. 1-10, 2014
  • DENG, Hongyong; SHE, Xueyong et al. The Mechanism of Moxibustion: Ancient Theory and Modern Research. Evid Based Complement Alternat Med. 2013; 2013: 379291.. Vol.2013. 1-7, 2013
  • SCHLAEGER, Judith M. et al. Moxibustion for Cephalic Version of Breech Presentation. J Midwifery Womens Health. Vol.63, n.3. 309-322, 2018
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem