Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que são Moscas volantes e como tratar

As moscas volantes são manchas escuras, parecidas com filamentos, círculos ou teias, que aparecem no campo de visão, especialmente quando se observa uma imagem clara, como um papel branco ou um céu azul.

Geralmente, as moscas volantes nos olhos surgem com o envelhecimento, devido a falhas no vítreo, que é a parte gelatinosa do olho, no entanto, também podem acontecer em pacientes jovens devido a pequenos pontos de descolamento da retina, que apesar de não prejudicarem a visão, formam grumos que podem flutuar no líquido do vítreo, e formar sombras que são projetadas na retina.

As moscas volantes têm cura através da cirurgia para substituição do vítreo do olho, no entanto, a cirurgia só é recomendada em casos de pacientes que apresentam um grande número de manchas, impedindo a realização das tarefas diárias, pois na maioria das vezes esta alteração não costuma ser preocupante e nem afetar gravemente a visão.

Olho com moscas volantes
Olho com moscas volantes
Moscas volantes no campo de visão
Moscas volantes no campo de visão

Principais sintomas

Os sintomas de moscas volantes são, principalmente, o surgimento de manchas escuras no campo de visão que:

  • São semelhantes a moscas, pontos, fios ou linhas transparentes que pairam no ar;
  • Se movem quando se mexe os olhos ou quando se tenta olhar para eles;
  • São mais fáceis de observar quando se olha para uma superfície branca, como uma parede.

No casos em que surgem outros sintomas como flashes, diminuição da visão ou escurecimento nos lados da visão é importante consultar um oftalmologista o mais rápido possível para fazer o diagnóstico do problema e iniciar o tratamento adequado, já que podem indicar problemas mais sérios, como o descolamento de retina. Entenda o que é o descolamento de retina e como tratar

Como é feito o tratamento

O tratamento para moscas volantes nos olhos deve ser indicado e orientado por um oftalmologista, uma vez que, na maioria dos casos, não é necessário qualquer tipo de tratamento, sendo que o paciente deve se acostumar a enxergar desse jeito. 

No entanto, quando o paciente já sabe que tem moscas volantes, deve voltar a consultar o médico sempre que as manchas aumentarem de tamanho ou em número, dificultando a visão. Confira os sintomas de problemas na visão que podem alertar a necessidade de ir ao oftalmologista

Porém, nos casos mais graves, em que as manchas na visão são muito grandes ou surgem em grande número, o médico pode recomendar a cirurgia para dissolver as manchas ou para substituir o vítreo por outra substância. A cirurgia para moscas volantes pode ter alguns riscos, como lesões na retina e não tratar todas as manchas, sendo que, por isso, só é utilizada como último recurso.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...