Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Qual a diferença entre Morte cerebral e Coma

A morte cerebral e o coma são condições muito diferentes mas clinicamente importantes. Na morte cerebral ocorre uma perda definitiva das funções do cérebro, já o coma é uma situação em que o paciente mantêm algum nível de sinal cerebral que pode ser detectado num eletroencefalograma, e há esperança de recuperação.

A morte cerebral pode ser provocada por traumas na cabeça, falta de oxigenação, derrame, tumores, overdose e falta de glicose no sangue. O coma muitas vezes é induzido pelos médicos para aumentar a velocidade de recuperação do paciente em muitos casos de traumatismos cranio-encefálicos graves, por exemplo.

No caso do coma o paciente ainda tem chances de se recuperar, mas quando é diagnosticada a morte cerebral apenas os aparelhos a que está ligado mantem o paciente vivo, por isso a morte cerebral é um quadro irreversível.

Qual a diferença entre Morte cerebral e Coma

O que fazer em caso de morte cerebral

Ao receber a notícia de que o paciente encontra-se em morte cerebral os médicos geralmente questionam a família direta da vítima se autorizam a doação de órgãos, desde que estes estejam saudáveis e em condições de salvarem outras vidas.

Alguns órgãos que podem ser doados em caso de morte cerebral são coração, rins, fígado, pulmões e a córnea dos olhos, por exemplo. Como existem muitos pacientes esperando na fila para receber um órgão, os órgãos do paciente em morte cerebral poderão contribuir para o tratamento e até mesmo salvar a vida de uma outra pessoa em menos de 24 horas.

Depois dos médicos realizarem a cirurgia para remover os órgãos que serão doados, o corpo da vítima é costurado e estará pronto para o funeral, sem qualquer aparência de que esteja faltando algum órgão.

A pessoa em morte cerebral pode voltar a acordar?

Não, em caso de morte cerebral a vítima não tem como se recupera. Os aparelhos que a mantém respirando e seu coração batendo é que garantem a circulação sanguínea para que os órgãos sejam preservados para futura doação. Assim que os aparelhos forem desligados, a pessoa morre. 

O que acontece quando a pessoa está em coma?

Quando a pessoa está em coma ela precisa estar ligada a aparelhos para respirar e é constantemente monitorada sua circulação, urina e fezes. A alimentação é feita através de sondas porque a pessoa não esboça nenhuma reação e por isso precisa ficar internada no hospital ou em casa, necessitando de cuidados constantes.

No entanto, a pessoa pode se recuperar do coma, o que pode acontecer sem nenhuma explicação aparente, e por isso a pessoa não pode ser dada como morta pois tem a possibilidade de voltar a acordar. Durante o coma não se sabe exatamente o estado de consciência da vítima mas acredita-se que ela esteja 'dormindo' e por algum motivo não consegue ser acordada.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...