Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Mixedema: o que é, tipos e principais sintomas

O mixedema é uma condição de pele, mais comum em mulheres entre 30 e 50 anos, que normalmente surge devido ao hipotireoidismo grave e prolongado, levando ao inchaço do rosto, por exemplo.

O hipotireoidismo é caracterizado pela diminuição da produção de hormoônios pela tireoide, levando ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, prisão de ventre e ganho de peso sem causa aparente. Saiba como identificar e tratar o hipotireoidismo.

Localização da tireoide
Localização da tireoide

Principais sintomas

Os principais sintomas de mixedema são o inchaço do rosto e das pálpebras, havendo a formação de uma espécie de bolsa sobre os olhos. Além disso, pode haver inchaço dos lábios e das extremidades.

Apesar de ser uma condição mais comum de acontecer como consequência do hipotireoidismo, também pode ocorrer, mas com menos frequência, por causa de infecções, traumatismos ou uso de medicamentos que deprimem a função cerebral, como sedativos e tranquilizantes.

Tipos de mixedema

O mixedema pode ser classificado em:

  • Mixedema espontâneo do adulto, que surge devido à disfunção da produção dos hormônios tireoidianos;
  • Mixedema congênito ou primitivo, em que a tireoide não produz hormônios suficientes desde o desenvolvimento deo bebê - saiba mais sobre o hipotireoidismo congênito;
  • Mixedema operatório, que normalmente surge após cirurgia que envolva a tireoide, em que os níveis hormonais diminuem após o procedimento.

O diagnóstico é feito pelo endocrinologista a partir da avaliação dos sintomas e exames de sangue que confirmem o hipotireoidismo, como TSH, T3 e T4.

Caso o hipotireoidismo não seja tratado corretamente, pode evoluir para uma condição potencialmente letal, o coma mixedematoso, em que a tireoide apresenta-se aumentada ou não palpável, edema facial e da pálpebra muito acentuados, delírios e diminuição da frequência cardíaca, por exemplo.

Como é feito o tratamento

O tratamento do mixedema é feito com o objetivo de reverter o hipotireoidismo, ou seja, é feito com a reposição dos hormônios produzidos pela tireóide de acordo com a recomendação do endocrinologista. Entenda como é feito o tratamento para o hipotireoidismo.

Após alguns meses do início do tratamento, o médico normalmente solicita exames de sangue para verificar se os níveis dos hormônios tireoidianos estão normais e, assim, fazer ajuste na dose caso necessário. Veja quais são os exames essenciais para avaliação da tireoide.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...