Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como identificar e tratar o Mioma Intramural

O mioma intramural é um tipo de tumor benigno muito comum na mulher, que se desenvolve na parede interna do útero e, apesar de nem sempre provocar sintomas, pode causar dores abdominais, aumento do fluxo menstrual ou alterações na fertilidade.

Apesar do intramural ser o tipo mais comum de mioma, outros locais que os tumores podem se desenvolver incluem o revestimento interno do útero, sendo chamado de mioma submucoso, ou na sua parte mais externa, chamado de mioma subseroso. Para entender melhor as diferenças entre os tipos de mioma, confira o que é mioma e suas causas.

O tratamento do mioma é feito pelo ginecologista, que irá indicar o acompanhamento ou formas de tratamento como cirurgia para remoção ou uso de remédios, como reposição hormonal, para controlar o seu crescimento e os sintomas.

Como identificar e tratar o Mioma Intramural

Principais sintomas

Geralmente, os miomas intramurais são assintomáticos e não costumam ser perigosos, entretanto, podem causar sintomas desconfortáveis quando aumentam muito de tamanho ou quantidade, como dor na região inferior do abdômen, aumento do volume abdominal e, até, a compressão de órgãos próximos, causando dificuldades urinárias ou constipação intestinal.

Apesar do sangramento não ser um sintoma comum neste tipo de mioma, que é mais causado pelo mioma submucoso, é possível que haja aumento do fluxo menstrual. Confira mais sobre os sintomas que indicam mioma.

Mioma intramural dificulta a gravidez?

O comprometimento da fertilidade pelo mioma é uma situação controversa, pois alguns estudiosos acreditam que este tumor benigno não interfere na capacidade da mulher em gerar filhos. Já outros defendem que, dependendo da sua localização, as trompas de Falópio podem ser afetadas, o que dificulta o encontro do espermatozóide com o óvulo, mas este seria uma caso muito específico.

A mulher que tem mioma e engravida pode ter uma gestação normal, entretanto, em casos de tumores muito grandes ou que causam muitos sintomas, pode haver uma maior dificuldade para o desenvolvimento do feto. Por isso, é importante que a mulher que possui miomas e que planeja engravidar faça um acompanhamento com o ginecologista, de forma que seja iniciado o tratamento, se necessário. 

Como identificar e tratar o Mioma Intramural

Como tratar

A terapia medicamentosa pode ser utilizada, sendo que alguns dos mais utilizados são anti-inflamatórios ou terapias hormonais, mas de um modo geral, os miomas tendem a voltar a crescer ao deixar de tomar os medicamentos. 

Outra possibilidade é a realização de procedimentos cirúrgicos, que incluem embolização ou oclusão da artéria uterina, pois eles são irrigados por vasos sanguíneos, o que consequentemente levam à morte do tumor. A cirurgia de remoção do tumor, como a miomectomia ou, em alguns casos, a retirada do útero, principalmente em mulheres que já não desejam engravidar, também podem ser boas opções. 

Causas do mioma

Não se sabe a causa exata do desenvolvimento dos miomas, entretanto sabe-se que ele é nutrido pelos hormônios femininos, já que eles tendem a diminuir na menopausa. Além disso, alguns fatores de risco são:

  • Menarca precoce;
  • Não ter filhos;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • História familiar;
  • Dieta rica em carnes vermelhas e pobre em vegetais.

Também não é possível determinar o local onde o mioma irá se desenolver, sendo que o mioma intramural é o tipo mais comum. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...