Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como saber se é mioma

Os miomas uterinos podem causar diversos sintomas, que variam de acordo com seu tamanho, sua quantidade e localização no útero.

Cólicas abdominais e sangramentos fora do período menstrual são os mais comuns, porém, em muitos casos, o mioma não apresenta sintomas, e a mulher pode nem saber que tem. 

Por ser um tumor benigno, o mioma não costuma trazer perigos à saúde da mulher, e seus sintomas podem ser controlados através do tratamentos com remédios ou cirurgia. 

Principais sintomas do mioma

Os principais sintomas apresentados por mulheres com miomas são:

  • Aumento do fluxo sanguíneo e da duração do período menstrual;
  • Sangramentos fora do período menstrual;
  • Dor abdominal e cólicas na região do útero;
  • Sensação de pressão na barriga;
  • Aumento da vontade de urinar;
  • Prisão de ventre;
  • Dificuldade para engravidar.

Os sintomas do mioma nas mulheres grávidas são os mesmos, porém podem ficar mais fortes neste período, e cuidados, como repouso, devem ser tomados para não colocar em risco a saúde do bebê. 

Como saber se é mioma

Estes sintomas podem, ainda, variar de acordo com os tipos de mioma, que são:

  • Subserosos, que ficam na parte externa do útero, por isso podem crescer mais e empurrar os órgãos ao redor, causando vontade de urinar, diarreia ou prisão de ventre. Quando ficam pendurados para fora do útero, são chamados de miomas pediculados. 
  • Intramurais, que se localizam dentro da parede que forma o útero, e desta forma, podem causar mais dores abdominais, cólicas e dores durante o contato íntimo;
  • Submucosos, que ficam na parte interna do útero, e causam mais os sangramentos e dificuldade para engravidar. 

Além disto, se a mulher tiver muitos miomas ou se ele for grande, os sintomas podem ser mais intensos. 

Saiba mais sobre os tipos de mioma uterino

Exames para confirmar o mioma

O diagnóstico do mioma uterino é feito pelo médico ginecologista, que irá observar a região da vagina e palpar o abdome para sentir o contorno do útero e solicitar o ultrassom do abdome ou transvaginal.

Alguns casos podem ser mais difíceis de confirmar, e exames de imagem como histeroscopia, histerossonografia e histerossalpingografia, que avaliam a cavidade do útero, podem ser necessários. 

Veja mais detalhes sobre o que é e as causas do mioma

Como é feito o tratamento

O tratamento é feito na mulher que tem sintomas, e podem ser usados remédios hormonais, como a pílula anticoncepcional, que fazem reduzir o tamanho do mioma e os seus sintomas. Para a retirada do mioma, pode ser feita a cirurgia. Além disto, medicamentos antiinflamatórios, como ibuprofeno, podem ser usados para aliviar os sintomas que incomodam a mulher, como as cólicas. 

Saiba mais detalhes sobre o tratamento do mioma.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...