Minoxidil para sobrancelha: como usar e como funciona

Atualizado em julho 2023

O minoxidil é uma substância indicada principalmente para tratar e prevenir a queda de cabelo androgênica, pois estimula o crescimento dos fios, no entanto, também pode ser usado na sobrancelha para ajudar a engrossar e crescer.

Isto porque o minoxidil age dilatando os vasos sanguíneos, o que melhora a circulação sanguínea local e a absorção de nutrientes, além de prolongar a fase anágena do fio, que é a fase de nascimento e crescimento capilar. Conheça mais sobre o minoxidil.

O minoxidil para sobrancelha pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, podendo também ser manipulado, ou comprado com os nomes comerciais Pant, Allovita, Eniagor ou Capy, e deve ser usado com a orientação de um dermatologista

Imagem ilustrativa número 1

Como funciona

O minoxidil funciona estimulando o nascimento e o crescimento dos fios, pois faz com que os folículos capilares entrem e prolonguem a duração da fase anágena, sendo uma opção de tratamento à micropigmentação

Além disso, o minoxidil promove uma dilatação dos vasos sanguíneos locais, estimula o crescimento de novos vasos sanguíneos ao redor dos folículos pilosos e melhora a microcirculação, contribuindo para melhor nutrição dos folículos pilosos e o crescimento dos fios.

Quando é indicado

O minoxidil é indicado para o tratamento da alopécia androgênica em homens, de forma a tratar e prevenir a queda de cabelo.

No entanto, devido aos seus efeitos no crescimento dos fios, o dermatologista pode indicar o seu uso para engrossar as sobrancelhas, ou até a barba. Veja como usar o minoxidil para barba.  

Marque uma consulta com um dermatologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Em quanto tempo faz efeito?

O minoxidil normalmente começa a fazer efeito após 8 semanas de tratamento, e os efeitos máximos ocorrem entre 4 a 6 meses após o início do seu uso.

No entanto, os efeitos do minoxidil no crescimento da sobrancelha varia de pessoa para pessoa. 

Como usar o minoxidil na sobrancelha

Para usar o minoxidil na sobrancelha, deve-se:

  1. Lavar bem as mãos;
  2. Colocar cerca de 1 ml de minoxidil em um cotonete ou bola de algodão;
  3. Lavar o rosto e secar bem as sobrancelhas;
  4. Passar o cotonete ou o algodão com a solução de minoxidil sobre as sobrancelhas;
  5. Massagear as sobrancelhas com a ponta dos dedos;
  6. Lavar as mãos com sabonete imediatamente após o uso do minoxidil;
  7. Não lavar as sobrancelhas por 4 horas após a aplicação do produto.

O minoxidil deve ser aplicado 1 a 2 vezes por dia, nas concentrações de 2% a 5%, de acordo com a indicação do dermatologista.

Cuidados durante o uso

Durante o uso do minoxidil nas sobrancelhas, alguns cuidados são importantes, como:

  • Aplicar a solução somente sobre as sobrancelhas, evitando o contato com outras áreas do rosto;
  • Evitar o contato do minoxidil com os olhos. Caso a solução de minoxidil escorra ou caia acidentalmente nos olhos, deve-se lavar os olhos com água corrente imediatamente, e procurar ajuda médica caso ocorra dor ou inchaço nos olhos;
  • Passar um hidratante nas sobrancelhas, como óleo de coco ou amêndoas, para evitar o ressecamento da pele, pois o minoxidil tem uma grande quantidade de álcool.

Além disso, uma alternativa à solução de minoxidil, é o minoxidil em gel ou caneta para sobrancelhas, que pode ser manipulado em farmácias, o que facilita seu uso e evita cair nos olhos. Veja outras formas de engrossar as sobrancelhas

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da solução de minoxidil são dermatite alérgica de contato, vermelhidão, coceira, secura ou descamação da pele, foliculite ou seborreia.

Em alguns casos, o minoxidil pode aumentar a queda dos pelos, que pode ocorrer cerca de 2 a 6 semanas após o início do tratamento, mas que melhora após algumas semanas.

Quem não deve usar

O minoxidil não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia ao minoxidil ou qualquer outro componente da fórmula.

Além disso, o minoxidil não deve ser usado por pessoas que tenham a pele sensível, e não deve ser aplicado na pele com dermatite, inflamação na pele, eczema, rosácea ou queimadura solar.

A solução do minoxidil a 5% não deve ser usada por mulheres, a não ser que seja indicada pelo dermatologista. 

Por conter álcool, o minoxidil não deve ser usado por pessoas em tratamento de alcoolismo que fazem uso do remédio dissulfiram.