Minoxidil para barba: realmente funciona? como e quando usar

Atualizado em abril 2023
Evidência científica

O minoxidil é um produto recomendado principalmente para tratar e prevenir a queda de cabelo androgênica. No entanto, o minoxidil também pode ser indicado para ajudar a engrossar e crescer a barba.

Esse benefício é possível devido ao fato de o minoxidil melhorar a circulação sanguínea, aumentando a nutrição do bulbo piloso, que é a estrutura na pele e no couro cabeludo responsável pelo crescimento dos cabelos e pelos. Conheça mais sobre o minoxidil.

O minoxidil pode ser manipulado em farmácia e também é encontrado com diferentes nomes comerciais, como Kirkland, Rogaine ou Aloxidil. No entanto, é aconselhado sempre consultar um dermatologista antes de usar o minoxidil.

Imagem ilustrativa número 1

Como funciona

O minoxidil estimula a circulação de sangue, melhorando a absorção de nutrientes no bulbo piloso, que é a parte da pele e couro cabeludo responsável pelo crescimento dos pelos e cabelos. Além disso, esse produto também prolonga a fase anágena, que é a fase de crescimento dos pelos.

Assim, embora os fabricantes desse produto indiquem o seu uso somente no couro cabeludo, o minoxidil também pode ser recomendado para engrossar e crescer a barba. Veja outras dicas que também ajudam a crescer a barba.

Quando é indicado

O minoxidil pode ser indicado para o tratamento e prevenção da queda de cabelo. Além disso, em alguns casos, o minoxidil também pode ser recomendado para preencher falhas, engrossar e crescer os pelos na barba e nas sobrancelhas.

Como usar

Para usar o minoxidil na barba, deve-se seguir o seguinte passo a passo:

  1. Lavar bem as mãos;
  2. Colocar cerca de 1 ml de minoxidil nas mãos;
  3. Com barba seca, aplicar o produto nas regiões a serem tratadas;
  4. Massagear bem a barba com as pontas dos dedos;
  5. Lavar as mãos com sabonete imediatamente após o uso do produto;
  6. Não lavar a barba por 4 horas após a aplicação do produto.

O minoxidil deve ser aplicado de 1 a 2 vezes ao dia na barba, de acordo com a recomendação do dermatologista.

Como o minoxidil pode manchar roupas, chapéus ou roupas de cama, deve-se evitar o contato com esses objetos se a barba não estiver totalmente seca após o uso desse produto.

Após aplicar o minoxidil, é aconselhado passar um hidratante na barba, como óleo de coco ou amêndoas, para evitar o ressecamento, pois o produto tem uma grande quantidade de álcool.

Em quanto tempo o minoxidil faz efeito?

O minoxidil normalmente começa a fazer efeito entre 4 a 6 meses após o início do uso do produto. No entanto, os efeitos do minoxidil no crescimento da barba varia de pessoa para pessoa.

Possíveis efeitos colaterais

A solução de minoxidil pode causar efeitos colaterais como crescimento indesejado de pelos, reação alérgica local, coceira, ressecamento ou descamação da pele.

Em alguns casos, o minoxidil pode aumentar a queda de cabelo ou pelos, que pode ocorrer cerca de 2 a 6 semanas após o início do tratamento, mas que melhora após algumas semanas.

Quem não deve usar

O minoxidil não deve ser usado por pessoas com alergia ao produto, mulheres grávidas ou em período de amamentação. Da mesma forma que esse produto não deve ser usado se a pessoa estiver com a pele ou o couro cabeludo inflamados, vermelhos, irritados, doloridos ou em casos de queimadura solar ou dermatites.

O minoxidil não é recomendado quando a queda de cabelos ou pelos surge devido ao uso de algum medicamento, deficiências nutricionais, quimioterapia ou doenças que causem danos à pele e couro cabeludo.

A solução do minoxidil a 5% não deve ser usada por mulheres, a não ser que seja indicada pelo médico. Além disso, por conter álcool, o minoxidil não é indicado para pessoas em tratamento de alcoolismo que fazem uso do remédio dissulfiram.

Vídeos relacionados