Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para a queda de cabelo

Existem várias opções de tratamento para a queda de cabelo, que pode incluir vitaminas e minerais, remédios ou loções e shampoos, que se aplicam diretamente no couro cabeludo.

Para determinar o tratamento mais adequado, a pessoa deve ir ao dermatologista que deve fazer um diagnóstico, de forma a perceber quais as causas que estão na origem da queda, de forma a determinar quais as vitaminas, produtos ou remédios mais adequados para cada situação.

Remédios anti-queda

Remédios para a queda de cabelo

Os remédios para queda de cabelo, mesmo aqueles que são de uso tópico, só devem ser usados se forem recomendados pelo médico:

1. Minoxidil

O minoxidil é uma solução disponível nas concentrações 2% e 5%, indicada para o tratamento da alopécia androgênica. Esta substância ativa atua estimulando o crescimento capilar, já que aumenta o calibre dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação no local e prolongando a fase de crescimento do cabelo. Saiba mais sobre o minoxidil.

Como usar: A solução de minoxidil pode ser aplicada no couro cabeludo seco, nas regiões em que o cabelo está mais fraco, com a ajuda de uma massagem, duas vezes ao dia. Geralmente, a quantidade que deve ser aplicada é de 1 mL de cada vez, e a duração do tratamento é de cerca de 3 a 6 meses ou conforme indicação do médico.

Quem não deve usar: O minoxidil não deve ser usado por pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, em grávidas e lactantes. A solução de minoxidil a 5% não deve ser usada em mulheres, a não ser que o médico recomende.

2. Finasterida

A finasterida 1mg, em comprimidos, está indicada para o tratamento de homens com alopécia androgênica, para aumentar o crescimento do cabelo e prevenir a queda.

Como usar: A dose recomendada é de 1 comprimido por dia por, no mínimo, 3 meses.

Quem não deve usar: A finasterida não deve ser usada por pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, mulheres ou crianças, grávidas e lactantes.

3. Espironolactona

A espironolactona é um medicamento geralmente indicado para o tratamento da hipertensão e distúrbios edematosos, no entanto, por ter um efeito anti-androgênico, o médico pode prescrever este medicamento para o tratamento da alopécia em mulheres. A espironolactona age retardando a progressão da queda e promovendo o retorno do crescimento em mulheres, podendo ser usado sozinha ou associada ao minoxidil, para potencializar o crescimento do fio.

Como usar: A espironolactona deve ser usada conforme indicado pelo médico, podendo ser utilizada nas doses de 50 a 300 mg.

Quem não deve usar: A espironolactona é contraindicada para pessoas com hipersensibilidade aos componentes, com insuficiência renal aguda, diminuição significativa da função renal, anúria, doença de Addison e hipercalemia. Além disso, também não deve ser usada durante a gravidez ou lactação.

4. Alfaestradiol

A solução de alfaestradiol, como é o caso do Avicis ou Alozex, por exemplo, está indicada para o tratamento da alopecia androgenética em homens e mulheres. Saiba mais sobre este medicamento.

Como usar: O produto deve ser aplicado uma vez ao dia, de preferência à noite, usando o aplicador em movimentos leves, durante cerca de 1 minuto, para que aproximadamente 3 mL da solução atinja o couro cabeludo. De seguida, deve-se massagear a região e lavar as mãos no fim.

Quem não deve usar: Este medicamento não deve ser usado em pessoas com alergia aos componentes da fórmula, grávidas, lactantes e menores de 18 anos.

Suplementos com vitaminas e minerais

Remédios para a queda de cabelo

Alguns suplementos que podem ajudar a manter o cabelo saudável e a prevenir a queda são:

1. Imecap hair

O Imecap Hair é um suplemento desenvolvido para homens e mulheres, que possui na sua composição selênio, cromo, zinco, vitamina B6 e biotina, muito importantes para fortalecer os fios e prevenir a queda de cabelo. Saiba mais sobre o Imecap hair.

Como usar: A dose recomendada é de 1 capsula por dia antes da refeição por, no mínimo, 3 meses.

Quem não deve usar: O Imecap hair não deve ser usado poe pessoas com hipersensibilidade aos componentes, crianças menores de 3 anos e grávidas.

2. Lavitan hair

Lavitan Hair é um suplemento indicado para homens e mulheres, que possui ação antioxidante, anti-queda e é também um auxiliar na manutenção da saúde dos cabelos e das unhas. Possui na sua fórmula importantes nutrientes como a biotina, piridoxina e zinco. Saiba mais sobre a composição de Lavitan hair.

Modo de usar: A dose recomendada é de 1 cápsula por dia por, no mínimo 3 meses.

Quem não deve usar: Este suplemento não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula, crianças com idade inferior a 3 anos, grávidas e mulheres que estejam a amamentar, a não ser que o médico recomende.

3. Pantogar

O Pantogar tem na composição a proteína queratina e nutrientes como a cistina, tiamina e pantotenato de cálcio, que ajudam no crescimento de cabelos e unhas saudáveis. Este suplemento está indicado para a perda de cabelo sazonal ou difusa em mulheres. 

Como usar: A dose recomendada é de1 cápsula, 3 vezes ao dia em adultos e 1 a 2 cápsulas por dia em crianças com mais de 12 anos, durante cerca de 3 a 6 meses. Esclareça as suas dúvidas sobre o Pantogar.

Quem não deve usar: O Pantogar não deve ser usado por pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, crianças com menos de 12 anos e mulheres grávidas ou lactantes, sem indicação médica.

4. Ineout

O Ineout é um suplemento que tem na sua composição biotina e zinco, que reforçam e estabilizam o crescimento dos fios, vitamina A, que que estimula a renovação celular e a síntese de queratina, vitamina E, que estimula a circulação no couro cabeludo e vitaminas do complexo B, que que estimulam a síntese de queratina e que, em conjunto, facilitam o crescimento dos fios e inibem a queda de cabelo. Além disso, o Ineout também contém manganês e vitamina C, que estimulam a síntese de colágeno.

Como usar: A dose recomendada é de 2 cápsulas por dia, uma ao almoço e outra após o jantar.

Quem não deve usar: O Ineout não deve ser usado por pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e mulheres grávidas ou lactantes, sem indicação médica.

Produtos anti-queda

Remédios para a queda de cabelo

Existe uma grande variedade de produtos anti-queda que podem ser usados no couro cabeludo, para ajudar a travar a queda de cabelo, que podem ser usados sozinhos ou como complemento ao tratamento indicado pelo médico. Alguns exemplos desses produtos são a Recrexina HFSC ampolas, Ducray creastim loção ou Ducray Neoptide loção, por exemplo.

Além das loções, podem ainda ser usados shampoos anti-queda, que podem ajudar a nutrir e a estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo e melhorar a absorção dos produtos que vão ser aplicados de seguida. Alguns exemplos de shampoos anti-queda são o Pilexil, Ducray anaphase anti-queda, Dercos anti-queda energizante da Vichy ou o Kerium anti-queda da La Roche-Posay.


Bibliografia

  • BIOLAB. PANTOGAR. 2014. Link: <www.anvisa.gov.br>. Acesso em 15 Mai 2019
  • ACHÉ LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS S.A. Pant. 2015. Link: <www.anvisa.gov.br>. Acesso em 15 Mai 2019
  • ONOFRE. Imecap Hair. Link: <www.onofre.com.br>. Acesso em 15 Mai 2019
  • SANDOZ. Finasterida. 2014. Link: <www.anvisa.gov.br>. Acesso em 15 Mai 2019
  • REBELO, Ana S.. Novas estratégias para o tratamento da alopécia. Dissertação de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas , 2015. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde de Lisboa.
  • MULINARI-BRENNER, Fabiane et al.. Understanding androgenetic alopecia. Surg Cosmet Dermatol. 4. 3; 329-337, 2011
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem