Minoxidil para cabelo: como funciona e como usar

Atualizado em abril 2023
Evidência científica

O minoxidil é uma substância que ajuda a combater e prevenir a queda de cabelo em mulheres e homens. Além disso, em algumas situações, o minoxidil também pode ser recomendado para engrossar e preencher falhas nas sobrancelhas e na barba.

Essa substância ajuda no crescimento dos cabelos porque aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea e a nutrição do bulbo piloso, que é a estrutura do couro cabeludo responsável pelo crescimento dos pelos. Entenda melhor como o minoxidil funciona.

O minoxidil é comercializado em farmácias e drogarias com diferentes nomes comerciais, como Kirkland, Aloxidil ou Pant, por exemplo, e também pode ser manipulado em farmácias. No entanto, o minoxidil deve ser usado somente sob a indicação de um dermatologista.

Imagem ilustrativa número 1

Como funciona

O minoxidil aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos no couro cabeludo, estimulando a circulação de sangue e melhorando a nutrição no bulbo piloso. Além disso, essa substância também prolonga a fase anágena, que é o período em ocorre o nascimento e o crescimento dos pelos.

Quando é indicado

O minoxidil é indicado principalmente para o tratamento e prevenção da queda de cabelo em mulheres e homens.

Além disso, em alguns casos, o minoxidil também pode ser recomendado pelo médico para preencher falhas, engrossar e crescer os pelos nas sobrancelhas e na barba. Veja como usar o minoxidil para crescer a barba.

Como usar

Para usar o minoxidil no cabelo, é sugerido seguir o seguinte passo a passo:

  1. Lavar bem as mãos;
  2. Aplicar 1 ml da solução de minoxidil diretamente no couro cabeludo seco;
  3. Massagear bem o couro cabeludo com as pontas dos dedos;
  4. Lavar as mãos com sabonete após o uso do produto;
  5. Evitar lavar o couro cabeludo por 4 horas após a aplicação do produto.

Para a prevenção ou tratamento da queda de cabelo em mulheres, o médico normalmente recomenda usar a solução de minoxidil a 2%, duas vezes ao dia. Já para os homens, geralmente é indicada a solução de minoxidil a 5%.

Após a aplicação do minoxidil, é recomendado aguardar 30 minutos antes de deitar para evitar a perda do produto no travesseiro.

Em quanto tempo o minoxidil faz efeito no cabelo?

O minoxidil normalmente faz efeito entre 4 a 6 meses após o início do tratamento. No entanto, o tempo de efeito do minoxidil no crescimento dos cabelos varia de pessoa para pessoa.

Se parar de usar minoxidil o cabelo volta a cair?

Ao parar de usar o minoxidil, o cabelo pode voltar a cair dentro de um período de 3 a 4 meses. Isso acontece porque o minoxidil somente estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo, favorecendo o crescimento de fios novos, mas não trata a causa da queda de cabelos.

Possíveis efeitos colaterais

Durante a 2ª e 8ª semanas após o início do tratamento, o minoxidil pode causar queda de cabelos temporária em algumas pessoas. Isso ocorre porque os pelos novos estão substituindo os velhos. No entanto, se essa queda continuar por mais de 2 semanas, deve-se informar ao médico para que o tratamento seja reavaliado.

O minoxidil pode causar crescimento indesejado de pelos em outras partes do corpo, como rosto, orelha, testa e buço. Além disso, esse produto também pode causar reação alérgica local, coceira, queimação, ressecamento ou descamação da pele.

O uso de grandes quantidades do minoxidil pode provocar dermatite alérgica, palpitações, dor no peito, dor de cabeça, náuseas, aumento da frequência cardíaca e inchaço no corpo.

Quem não deve usar

O minoxidil não deve ser usado por mulheres grávidas ou em período de amamentação. Da mesma forma que esse produto não deve ser usado por pessoas com alergia ao minoxidil ou qualquer outro componente da fórmula.

Além disso, o uso do minoxidil não é recomendado se a pele ou o couro cabeludo estiverem inflamados, vermelhos, irritados, doloridos ou em casos de queimaduras ou dermatites.

O minoxidil não é indicado em casos de perda completa dos cabelos ou quando a queda de cabelos acontece devido ao uso de algum medicamento, deficiências nutricionais, doenças que causem danos à pele e couro cabeludo ou tratamentos médicos, como a quimioterapia.

A solução do minoxidil a 5% só deve ser usada por mulheres com a recomendação do médico. Além disso, por conter álcool, o minoxidil não é indicado para pessoas em tratamento de alcoolismo que fazem uso do remédio dissulfiram.

Vídeos relacionados