Metronidazol pomada: para que serve e como usar

Atualizado em janeiro 2024

O metronidazol pomada é um medicamento com ação antiparasitária que ajuda no combate a infeções vaginais provocadas pelo parasita Trichomonas vaginalis, devendo ser usado de acordo com a orientação do ginecologista.

O metronidazol, além de pomada, está também disponível em outras apresentações, como em comprimidos e injeção, que estão disponíveis em farmácias, sob genérico ou com o nome Flagyl, podendo ser comprados mediante a apresentação de receita médica. Veja mais sobre o metronidazol.

No caso da embalagem do metronidazol pomada, além do tubo com a pomada, é composta por 10 aplicadores que devem ser usados para aplicar a pomada diretamente no interior da vagina, devendo ser descartado a seguir.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O metronidazol em pomada é indicado pelo médico no tratamento da tricomoníase, já que possui atividade antimicrobiana, promovendo a eliminação do parasita e aliviando os sintomas. Saiba identificar os sintomas da tricomoníase.

Leia também: 6 pomadas ginecológicas (como usar e cuidados) tuasaude.com/pomada-ginecologica

Como usar

O metronidazol pomada deve ser usado de acordo com a orientação do médico, sendo normalmente recomendado o uso da pomada por 10 a 20 dias, 1 vez ao dia, de preferência à noite, com o auxílio do aplicador descartável.

Assim, para usar o metronidazol pomada deve-se:

  • Remover a tampa do tubo da pomada e prender no aplicador;
  • Pressionar a base do tubo para encher o aplicador com o produto;
  • Introduzir o aplicador totalmente na vagina e empurrar o êmbolo do aplicador até esvaziar por completo.

Para facilitar a introdução do creme, é aconselhado que a mulher fique na posição deitada.

A ação do medicamento não é afetada pela menstruação, porém, sempre que possível, o tratamento deve ser feito entre os ciclos menstruais, para que seja mais confortável.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com metronidazol em gel são queimação e coceira vaginal, dor de estômago, náuseas e vômitos, diarreia, dores de cabeça e reações cutâneas. É importante que o ginecologista seja informado sobre qualquer efeito sentido, pois assim é possível fazer ajustes no tratamento.

Quem não deve utilizar

Este medicamento está contraindicado para crianças, homens, mulheres grávidas ou que estejam amamentando e pessoas com alergia ao metronidazol ou outros componentes presentes na fórmula.