O meteorismo é a acumulação de gases no trato digestivo, o que causa sensação de inchaço, desconforto e distensão abdominal. Geralmente está relacionado com a deglutição de ar inconscientemente ao beber ou comer algo rapidamente, o que recebe o nome de aerofagia.
O meteorismo intestinal não é grave e pode acontecer em qualquer idade, podendo ser facilmente solucionado através da mudança dos hábitos alimentares ou, em último caso, uso de medicamentos para aliviar as dores abdominais. Além disso, é importante ter atenção à mastigação, que deve ser devagar, evitar líquidos durante a refeição e o consumo de chicletes e balas.

Principais sintomas
Os sintomas de meteorismo estão relacionados com o acúmulo de gases e podem variar de acordo com o local em que há a acumulação. Quando o ar está presente no estômago, pode causar sensação de saciedade precocemente, podendo ser removido através de arrotos voluntários ou involuntários.
Por outro lado, quando os gases em excesso encontram-se no intestino, o ar pode provocar uma distensão abdominal e uma dor aguda localizada numa região específica. A sua presença neste local deve-se ao ar engolido na deglutição e também à produção de gás no momento da digestão. Veja como eliminar os gases.
Causas do meteorismo
A principal causa do meteorismo é a aerofagia, que é a grande ingestão de ar durante a alimentação devido ao fato das pessoas falarem enquanto comem ou comerem muito rápido devido ao estresse ou ansiedade, por exemplo. Outras causas são:
- Aumento no consumo de refrigerantes;
- Aumento no consumo de carboidratos;
- Uso de antibióticos, pois alteram a flora intestinal e, consequentemente, o processo de fermentação pelas bactérias intestinais;
- Inflamação no intestino.
O meteorismo pode ser diagnosticado através do raio-x ou tomografia computadorizada, mas geralmente é feita somente palpação na região abdominal para que se verifique a presença de gases. Veja o que fazer para diminuir a deglutição de ar.
Como é feito o tratamento
O tratamento do meteorismo pode ser feito com o uso de medicamentos que aliviam as dores e o desconforto abdominal causado pelos gases, como a dimeticona e o carvão ativado. Há formas naturais de acabar com os gases, como chá de erva-doce e o chá de genciana. Veja quais são os melhores remédios caseiros para gases.
Normalmente é possível se livrar da sensação de inchaço e dos gases através da mudança da dieta. Assim, deve-se evitar alimentos leguminosos, como ervilha, lentilha e feijão, algumas verduras, como o repolho e brócolis, e cereais integrais, como arroz e farinha integral. Saiba quais são os alimentos que causam gases.