Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Meteorismo intestinal: o que é, causas e tratamento

O meteorismo é a acumulação de gases no trato digestivo, o que causa sensação de inchaço, desconforto e distensão abdominal. Geralmente está relacionado com a deglutição de ar inconscientemente ao beber ou comer algo rapidamente, o que recebe o nome de aerofagia.

Fatores como estresse e ansiedade levam as pessoas a comerem mais rápido, o que facilita a entrada e o acúmulo de ar no trato digestivo.

Quando o ar está presente no estômago, pode causar sensação de saciedade precocemente, podendo ser removido através de arrotos voluntários ou involuntários. Já quando presente no intestino, o ar pode provocar uma distensão abdominal e uma dor aguda localizada numa região específica. A sua presença neste local deve-se ao ar engolido na deglutição e também à produção de gás no momento da digestão. Veja como eliminar os gases.

O meteorismo intestinal não é grave e pode acontecer em qualquer idade, podendo ser facilmente solucionado através da mudança dos hábitos alimentares ou, em último caso, uso de medicamentos para aliviar as dores abdominais. Além disso, é importante ter atenção à mastigação, que deve ser devagar, evitar líquidos durante a refeição. Evitar chicletes e balas é também fundamental.

Meteorismo intestinal: o que é, causas e tratamento

Causas do meteorismo

A principal causa do meteorismo é a aerofagia, que é a grande ingestão de ar durante a alimentação. Outras causas são:

  • Mastigação rápida, devido ao estresse ou ansiedade;
  • Aumento no consumo de refrigerantes;
  • Aumento no consumo de carboidratos;
  • Uso de antibióticos, pois alteram a flora intestinal e, consequentemente, o processo de fermentação pelas bactérias intestinais;
  • Inflamação no intestino.

O meteorismo pode ser diagnosticado através do raio-x ou tomografia computadorizada, mas geralmente é feita somente palpação na região abdominal para que se verifique a presença de gases. Veja o que fazer para diminuir a deglutição de ar. 

Como é feito o tratamento

O tratamento do meteorismo pode ser feito com o uso de medicamentos que aliviam as dores e o desconforto abdominal causado pelos gases, como a dimeticona e o carvão ativado. Há formas naturais de acabar com os gases, como chá de erva-doce e o chá de genciana. Veja quais são os melhores remédios caseiros para gases.

Normalmente é possível se livrar da sensação de inchaço e dos gases através da mudança da dieta. Assim, deve-se evitar alimentos leguminosos, como ervilha, lentilha e feijão, algumas verduras, como o repolho e brócolis, e cereais integrais, como arroz e farinha integral. Saiba quais são os alimentos que causam gases. 

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar