Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a mentoplastia e como é a recuperação da cirurgia

A mentoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como finalidade reduzir ou aumentar o tamanho do queixo, de forma a tornar o rosto mais harmonioso.

Geralmente, a cirurgia dura em média 1 hora, dependendo da intervenção que é feita, assim como da anestesia aplicada, que pode ser local ou geral, sendo de rápida recuperação, se forem tomados os cuidados recomendados pelo médico.

O que é a mentoplastia e como é a recuperação da cirurgia

Como se preparar para a cirurgia

A preparação para a mentoplastia consiste apenas em fazer jejum pelo menos 2 horas antes da cirurgia, no caso da anestesia ser local, ou 12 horas, caso se trate de uma anestesia geral.

Além disso, caso a pessoa tenha uma gripe, resfriado ou infecção, principalmente perto da região a tratar, a cirurgia deve ser adiada.

Como é a recuperação

Geralmente, a recuperação é rápida, sem dor ou com uma dor ligeira que pode ser aliviada com analgésicos. Além disso, a pessoa pode sentir um inchaço na região, nos primeiros dias após a cirurgia. É também utilizado um curativo no local, que serve para manter a prótese imobilizada e/ou para proteger a região nos primeiros dias, e deve-se ter o cuidado de não molhar o curativo, caso ele não seja impermeável.

Apenas é necessário um dia de repouso, a não ser que o médico o recomende por um tempo mais prolongado. Nos primeiros dias, é também aconselhado fazer uma dieta com alimentos moles, líquidos e/ou pastosos, de forma a não forçar muito o local que foi sujeito ao procedimento.

Deve-se também escovar os dentes com cuidado, usando uma escova macia, que pode ser infantil, evitar desporto intenso e evitar fazer a barba e aplicar maquiagem nos 5 dias após a cirurgia.

A cicatriz fica visível?

Quando o procedimento é realizado por dentro da boca, as cicatrizes ficam ocultas e não são visíveis, porém, quando a cirurgia é realizada através da pele, a incisão é feita na parte inferior do queixo, podendo ficar uma cicatriz avermelhada e dura nos primeiros dias, porém, se for bem tratada, fica quase invisível.

Assim, deve-se evitar pegar sol, de preferência no primeiro mês após a cirurgia e, nos meses seguinte, deve-se sempre usar proteção solar, e aplicar os produtos que forem recomendados pelo médico.

Possíveis complicações

Em casos raros, podem surgir complicações no pós-operatório, como infecção, lesões ou hemorragia e, nesses casos, é necessário remover a prótese.

Além disso, embora também seja muito raro, pode ocorrer deslocamento ou exposição da prótese, endurecimento dos tecidos na região, sensibilidade no local ou abscessos.

Bibliografia >

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA REGIONAL - RIO DE JANEIRO. CIRURGIA DE MENTOPLASTIA (Cirurgia plástica do queixo) . Disponível em: <https://sbcp-rj.org.br/app/wp-content/uploads/2019/05/TermoConsentimentoSBCP_mentoplastia_2015.pdf>. Acesso em 16 Dez 2019
  • PACHECO, Matheus Alves. Mentoplastia - Planejamento e técnicas cirúrgicas. Rev. Cir. Traumatol. Buco-Maxilo-Fac. V.10. 3.ed; 45-50, 2010
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem