Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Menstruação retrógrada pode ser a causa da Endometriose

A menstruação retrógrada é uma teoria que explica o aparecimento da endometriose que acontece quando o sangue menstrual, ao invés de sair do útero pela vagina, segue em direção às trompas de Falópio e cavidade pélvica, espalhando-se sem ter por onde sair na menstruação.

O sangue menstrual contém células do endométrio e quando elas atingem outros órgãos como ovários, intestino ou bexiga aderem às suas paredes, crescem e sangram durante a menstruação, causando muitas dores. 

É normal algumas mulheres terem menstruação retrógrada sem desenvolver endometriose, pois o seu sistema imunológico é capaz de impedir o crescimento das células do endométrio noutros órgãos. Em algumas mulheres os restos menstruais não são totalmente eliminados, levando ao aparecimento da endometriose.  

Sintomas da menstruação retrógrada

Os sintomas da menstruação retrógrada nem sempre são notados, uma vez que é uma condição natural em algumas mulheres. Porém, nos casos em que a menstruação retrógrada causa endometriose podem surgir sintomas como:

  • Menstruação mais curta;
  • Sangramento sem sinais normais de menstruação como cólica, irritabilidade ou inchaço; 
  • Intensa cólica menstrual;
  • Dor no pé da barriga durante a menstruação;
  • Infertilidade. 

O diagnóstico da menstruação retrógrada é feito pelo ginecologista através da observação dos sintomas e exames como ultrassonografia endovaginal e o exame de sangue CA-125. 

Tratamento da menstruação retrógrada

O tratamento da menstruação retrógrada pode ser feito com o uso de medicamentos inibidores da ovulação ou da pílula anticoncepcional. Quando a menstruação retrógrada está associada a endometriose, o seu tratamento pode incluir o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar os sintomas da doença. 

Em alguns casos, pode ser necessário induzir a menopausa para controlar a endometriose ou realizar uma cirurgia para corrigir problemas nas trompas de Falópio impedindo o refluxo de sangue menstrual para a região abdominal.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...