A meningite fúngica é uma doença infecciosa causada por fungos, que se caracteriza pela inflamação das meninges, que são membranas que se localizam em torno do cérebro e da medula espinhal, podendo levar ao surgimento de sintomas, como dor de cabeça, febre, náuseas e vômitos.
Este tipo de meningite é muito raro, mas pode ocorrer em qualquer pessoa, principalmente naquelas que estão imunocomprometidas. Pode ser causada por diferentes tipos de fungos, sendo mais comuns os da espécie Cryptococcus.
Geralmente, o tratamento requer internamento hospitalar, onde são administrados medicamentos antifúngicos na veia.

Possíveis causas
A meningite fúngica é causada por uma infecção por fungos, e acontece quando essa infecção se espalha para o sangue e atravessa a barreira hematoencefálica, para dentro do cérebro e da medula espinhal. Embora seja rara, essa condição tem mais probabilidade de ocorrer em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como pessoas com HIV, pessoas que estão a fazer tratamentos para o câncer ou com outros medicamentos, como imunossupressores ou corticoides.
Geralmente, os fungos causadores da meningite fúngica pertencem à espécie Cryptococcus, que podem ser encontrados no solo, em dejetos de aves e madeira em decomposição. Porém, outros fungos podem estar na origem da meningite, como é o caso do Histoplasma, Blastomyces, Coccidioides ou Candida.
Veja outras causas da meningite e como se pode proteger.
Quais os sintomas
Os sintomas que podem ser causados pela meningite fúngica são febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, dor ao flexionar o pescoço, sensibilidade à luz, alucinações e alterações da consciência.
Em alguns casos, se a meningite não for adequadamente tratada, podem surgir complicações, como a ocorrência de convulsões, danos no cérebro ou mesmo morte.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico consiste na realização de exames de sangue, exames ao fluido cefalorraquidiano e exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, que permitem visualizar possíveis inflamações em torno do cérebro.
Entenda com mais pormenor como é feito o diagnóstico da meningite.
Em que consiste o tratamento
O tratamento da meningite fúngica consiste na administração de remédios antifúngicos na veia, como anfotericina B, fluconazol, flucitosina ou itraconazol, que deve ser realizada no hospital, além de medicações para melhora dos outros sintomas e avaliação dos sinais de melhora do estado geral da pessoa.