Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Meningite C

A meningite C é um tipo grave de meningite bacteriana que pode levar à morte se não for tratada prontamente. Ela é causada bactéria Neisseria meningitidis.

A doença pode atingir indivíduos de todas as idades e se caracteriza por ter sintomas parecidos com os da gripe. Essa semelhança pode atrasar o diagnóstico deixando sequelas permanentes nas vítimas, como surdez, amputações e lesões cerebrais.

Sintomas da Meningite C

  • Febre alta;
  • Rigidez na nuca;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas na pele;
  • Confusão mental;
  • Vômitos.

Transmissão da Meningite C

Geralmente, a transmissão da meningite C ocorre através do contato com as secreções respiratórias de uma pessoa infectada. Tosse, saliva, espirro são fatores de risco.

Diagnóstico da Meningite C

O diagnóstico da meningite C é feito através da analise do liquor por meio da punção lombar. Este exame é feito rapidamente, o que possibilita a elaboração de um plano de intervenção da forma mais rápida possível.

Tratamento da Meningite C

O tratamento para meningite C deve ser feito em ambiente hospitalar, através de antibióticos intravenosos específicos. É necessário repouso e o monitoramento intensivo do paciente.

Prevenção da Meningite C

Existem vacinas que ajudam na prevenção da meningite C que são administradas a partir dos 2 meses de idade.

Outras medidas preventivas são: evitar o contato com pessoas infectadas, lavar as mãos frequentemente, evitar compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal.

Link útil:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...