Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como saber se o bebê mama o suficiente

Para garantir que o leite que é oferecido ao bebê está sendo suficiente é importante que a amamentação até os seis meses seja feita em livre demanda, ou seja, sem restrições de horários e sem tempo de mamada, mas que seja no mínimo de 8 a 12 vezes em um período de 24 horas. 

Quando estas recomendações são seguidas, dificilmente o bebê ficará com fome, pois estará sendo nutrido da forma adequada.

Ainda assim, após o aleitamento a mãe deve estar atenta aos seguintes sinais para confirmar se a amamentação realmente foi suficiente:

  • O som do bebê engolindo foi perceptível;
  • O bebê aparenta estar calmo e relaxado após a amamentação;
  • O bebê soltou a mama espontaneamente;
  • O seio ficou mais leve e mais macio após a mamada;
  • O mamilo está igual estava antes da mamada, não está achatado ou branco.

Algumas mulheres podem relatar sede, sonolência e relaxamento após ter fornecido o leite ao bebê, o que também são fortes indícios de que o aleitamento foi eficaz e que o bebê mamou o suficiente. 

Como saber se o bebê mama o suficiente

Outras formas de identificar a amamentação efetiva 

Além dos sinais que podem ser observados logo após a amamentação, existem outros indícios que podem ser observados a longo do tempo e que ajudam a saber se o bebê está mamando o suficiente, como por exemplo:

1. O bebê faz a pega correta da mama 

A pega correta da mama é essencial para garantir a boa nutrição da criança, pois garante que o bebê consegue sugar e engolir o leite de forma eficaz e sem riscos de engasgamento. Confira como deve a pega certa do bebê durante a amamentação.

2. O peso do bebê está aumentando

Durante os primeiros três dias de vida é comum que o recém nascido perca peso, no entanto após o 5° dia de amamentação, quando a produção de leite aumentar, o bebê irá recuperar o peso perdido em até 14 dias e após esse período irá ganhar cerca de 20 a 30 gramas por dia durante os primeiros três meses e 15 a 20 gramas por dia durante dos três aos seis meses.

Como saber se o bebê mama o suficiente

 3. Fraldas molhadas são trocadas 4 vezes ao dia

Logo após o nascimento, na primeira semana, o bebê deve molhar uma fralda com urina por dia até o 4° dia. Depois deste período, é estimado o uso de 4 ou 5 fraldas por dia, que deverão também estar mais pesadas e mais molhadas, o que é uma ótima indicação que a amamentação está sendo suficiente e que o bebê está bem hidratado.

4. As fraldas sujas são trocadas 3 vezes ao dia

As fezes durante os primeiros dias após o nascimento, se comportam como a urina, ou seja, o bebê tem uma fralda suja para cada dia de nascido até o 4º dia, após isso as fezes passam da cor verde ou marrom escuro, para o tom mais amarelado e as fraldas são trocadas pelo menos 3 vezes ao dia, além de estar em maior quantidade comparando com a primeira semana.

Bibliografia >

  • NHS. Breastfeeding: the first few days. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/pregnancy-and-baby/breastfeeding-first-days/#building>. Acesso em 23 Set 2020
  • UNICEF UK. How can I tell that breastfeeding is going well?. Disponível em: <https://www.unicef.org.uk/babyfriendly/wp-content/uploads/sites/2/2016/10/mothers_breastfeeding_checklist.pdf>. Acesso em 23 Set 2020
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE . Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. 2015. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_aleitamento_materno_cab23.pdf>. Acesso em 23 Set 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem