Cremes para flacidez: 12 ingredientes essenciais e como usar

Revisão clínica: Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
março 2022
  1. Ingredientes
  2. Como usar
  3. Outros tratamentos

Os cremes para flacidez são aqueles que contêm ingredientes que ajudam a dar firmeza e sustentação à pele. Podem conter em sua composição, por exemplo, DMAE, ácido hialurônico ou vitamina C, que estimulam a produção de colágeno e contribuem para manter a pele nutrida, minimizando o aspecto da celulite e melhorando a sua aparência.

A flacidez da pele é um processo lento e progressivo, que afeta tanto homens como mulheres, e tem início a partir dos 25 anos, pois é nesta idade que há redução da produção de fibras de colágeno. Existem alguns fatores que podem acelerar o processo de flacidez da pele, como: tabaco, sedentarismo, gravidez, obesidade, perda de peso em pouco tempo e exposições excessivas ao sol.

Para prevenir a flacidez cutânea recomenda-se o uso de cremes faciais e corporais que ajudem a dar firmeza à pele e a minimizar os efeitos causados pelo tempo, aliado, sempre, à prática de exercício físico, uma dieta com proteínas e evitar exposições excessivas ao sol. Veja como fazer uma dieta rica em proteínas.

Principais ingredientes contra flacidez

Os melhores cremes para tratar a flacidez devem ter na sua composição alguns destes ingredientes:

  1. Vitamina E: ajuda a combater os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento da pele;
  2. Vitamina B: tem ação anti-inflamatória e cicatrizante, além de aumentar a resistência natural da pele;
  3. Vitamina C: tem um alto poder antioxidante, estimula a produção de colágeno, combate o envelhecimento precoce e ajuda a dar brilho e clarear a pele;
  4. Ácido hialurônico: ajuda a potencializar a ação antirrugas da Vitamina C, reduzindo linhas de expressão e promovendo uma hidratação profunda e de longa duração para todos os tipos de pele, principalmente em peles sensíveis. Ao escolher o produto, deve-se optar pelo ácido hialurônico de baixo peso molecular, por penetrar de forma mais profunda, chegando até a segunda camada da pele;
  5. DMAE: tem um efeito firmador potente para a pele, além de promover hidratação profunda e minimizar os efeitos da celulite. Essa substância aumenta a produção de colágeno e atua diretamente no músculo aumentando o seu tônus, conferindo um efeito lifting natural;
  6. Colágeno: tem ação emoliente, hidratante e proporciona firmeza e sustentação da pele, prevenindo o aparecimento de estrias, rugas e linhas de expressão, além de também ser essencial para promover a saúde do cabelo e das unhas;
  7. Ácido retinóico: também conhecido por tretinoína, ajuda a eliminar as estrias, melhora a qualidade do colágeno e aumenta a sua produção, tornando a pele mais firme. Além disso, o ácido retinoico também promove a renovação celular, melhorando o aspecto da pele;
  8. Cafeína: ajuda a ativar a circulação sanguínea, devido à sua ação vasoconstritora e descongestionante e fortalece também os vasos sanguíneos, reduzindo a sua permeabilidade. Além disso, este ativo tem ação antioxidante, que auxilia no combate do envelhecimento da pele;
  9. Coenzima Q10: também conhecida como ubiquinona, tem propriedades antioxidantes, ajudando a proteger a pele dos radicais livres e dos danos causados pelo sol, além de estimular a produção de colágeno e dar firmeza à pele;
  10. Silício orgânico: contribui para a síntese de colágeno, elastina e ácido hialurônico, exercendo também uma ação regeneradora e reestruturante da pele;
  11. Ureia: aumenta a hidratação da pele, mantendo a integridade da pele e combatendo o envelhecimento precoce, principalmente em peles secas e sensíveis;
  12. Argireline: promove um efeito Botox, sendo uma alternativa não invasiva para a toxina botulínica, diminuindo linhas de expressão e deixando a pele mais uniformizada. É conhecido por causar um efeito “cinderela”, pois após a sua aplicação, o produto tem duração, em média, de algumas horas na pele.

Para observar os efeitos na pele, é importante que o creme escolhido contenha um ou mais desses ingredientes em sua composição e que seja usado conforme o tipo de pele.

Como usar os cremes corretamente

Os cremes para flacidez podem ser usados 1 vez por dia, tanto quando aplicados no rosto como no corpo, sem a necessidade de retirá-los em seguida.

É recomendado lavar a pele com água e sabonete neutro antes da aplicação do creme e fazer esfoliação 2 vezes por semana, para que o produto penetre melhor na pele. No entanto, a forma de aplicar pode variar de acordo com o local:

No corpo

Para usar os cremes para flacidez no corpo é recomendado realizar movimentos que ajudem o produto a penetrar da melhor forma, por isso, fazer movimentos de baixo para cima, como, por exemplo, do joelho até a virilha podem colaborar para um melhor efeito.

No rosto

Para o uso dos cremes no rosto, o ideal é aplicar o produto de dentro para fora, respeitando os músculos faciais, pois podem contribuir para estimular a pele e proporcionar um efeito mais duradouro do creme.

Protetor solar para combater a flacidez

Além dos cremes, o protetor solar é considerado o maior aliado contra a flacidez, pois combate o envelhecimento da pele, além de contribuir para amenizar linhas de expressão e proteger a pele contra os raios UVA e UVB. O protetor solar consegue ainda proteger contra manchas no rosto, melhora a saúde da pele e reduz o risco de desenvolver câncer de pele.

Por isso, o uso do protetor solar é imprescindível, independente do uso, ou não, de cremes, devendo ser aplicado sempre após qualquer tratamento e reaplicado a cada 3 horas. Veja como escolher o protetor solar mais indicado para o seu tipo de pele.

Outros tratamentos para flacidez

Tratamentos estéticos como radiofrequência, carboxiterapia e eletrolipólise também são ótimas opções para melhorar a estrutura do colágeno existente na pele, e contribuir para a formação de novas fibras de colágeno e elastina, que conferem firmeza e sustentação à pele. Confira no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em março de 2022. Revisão clínica por Bruna Ribeiro - Especialista em Estética Avançada, em março de 2022.
Revisão clínica:
Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
Bruna Ribeiro dos Santos é enfermeira especialista em Estética Avançada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE).

Tuasaude no Youtube

  • COMO ACABAR COM A FLACIDEZ

    02:50 | 494462 visualizações