Regulador menstrual faz abortar?

“Estava com a menstruação atrasada e tomei o Regulador Xavier 2. Não tinha feito exame de gravidez, mas acho que posso estar abortando, pois estou com um fluxo muito intenso e cólica. O regulador menstrual pode fazer abortar?”

Dr.ª Janessa Oliveira

Farmacêutica e Bioquímica

CRF-SP 22143

Dr.ª Janessa Oliveira
Não tem agenda disponível
Buscar Ginecologista perto de você

Não se sabe se os reguladores menstruais realmente podem causar aborto. Ao que parece, eles não têm esse efeito, pois não é um efeito adverso descrito na bula. Além disso, os reguladores não foram desenvolvidos com esse propósito.

Os reguladores menstruais podem aumentar o fluxo menstrual, por conterem agentes que estimulam a musculatura do útero. Este efeito pode também causar cólica, apesar da maioria dos reguladores conterem substâncias que ajudam a aliviá-la.

Exemplos de reguladores menstruais são "Regulador Xavier nº 2"  ou o "A Saúde da Mulher". Os dois têm extratos/tinturas de plantas em suas composições, mas são diferentes. Não se sabe se são seguros para serem usados em caso de gravidez e amamentação. Por isso, o uso é contraindicado nestas situações.

Caso a sua menstruação esteja irregular há muito tempo, consulte um ginecologista. Isso pode ser causado por problemas hormonais, por exemplo. O tratamento indicado varia, dependendo da causa. Veja as principais causas de menstruação irregular.

50% dos leitores acham este conteúdo útil (4 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Ginecologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.