Quanto tempo depois da relação aparece a candidíase?

“Acho que estou com candidíase vaginal e gostaria de saber se pode ter sido por causa da última relação que tive recentemente. Quanto tempo depois da relação aparece a candidíase?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM-RJ 52-110154-4

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Ginecologista perto de você

Não se sabe o tempo que demora para desenvolver candidíase após uma relação. Embora seja possível a transmissão por via sexual, a candidíase vaginal nem sempre está associada com o contato íntimo, não sendo considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST).

O fungo Candida, que causa a candidíase, está naturalmente presente na pele, vagina, boca e trato gastrointestinal, e a pessoa normalmente desenvolve a infecção quando existe algum fator que favorece a sua multiplicação.

Assim, embora a infecção realmente seja mais frequente em mulheres com vida sexual ativa, existem outros fatores que também aumentam o risco, como o uso de anticoncepcionais com estrogênio, gravidez, obesidade ou problemas da imunidade. Entenda melhor o que causa a candidíase.

Os principais sintomas da candidíase vaginal incluem:

  • Coceira e/ou sensação de queimação na vagina;
  • Corrimento vaginal branco e espesso;
  • Dor ou desconforto durante a relação sexual ou ao urinar;
  • Vermelhidão na região genital.
Nossa recomendação
Embora a candidíase vaginal nem sempre surja após uma relação, em caso de suspeita, o ideal é consultar um ginecologista. Além de indicar o tratamento mais adequado, o médico também pode te orientar caso identifique algum fator que favoreça essa infecção.
Qual médico consultar: Ginecologista
Marcar consulta
0% dos leitores acham este conteúdo útil (1 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Ginecologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Quantos meses de gestação são 36 semanas?

36 semanas de gestação correspondem ao início do 9º mês de gravidez. Entenda o que acontece na 36ª semana de gravidez e a partir de quando pode acontecer o parto .

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Quantos meses de gestação são 34 semanas?

34 semanas correspondem ao 8º mês de gravidez. Isso significa que está no terceiro trimestre de gestação. Entenda o que acontece na gravidez durante a 34ª semana e qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Quanto tempo depois de tomar fluconazol posso ter relação?

Durante o tratamento com fluconazol não existe a necessidade de evitar ter relações sexuais. Isso só é recomendado se existir desconforto durante o ato. Entenda melhor quando evitar ter relações sexuais ao usar fluconazol.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Quantos dias depois de terminar a cartela a menstruação vem?

Geralmente, as mulheres que tomam o anticoncepcional de forma correta têm a menstruação entre 2 a 3 dias após terminar a cartela. Entenda melhor quanto tempo após terminar a cartela a menstruação vem.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Quanto tempo o esperma sobrevive fora do corpo?

O espermatozoide sobrevive pouco tempo fora do corpo humano, especialmente se não tiver as condições adequadas. Entenda quanto tempo o esperam pode viver fora do corpo e também quanto tempo vive dentro do corpo humano.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Quanto tempo leva para o albendazol matar vermes?

O tempo que o albendazol leva para eliminar os vermes intestinais é variável, dependendo do funcionamento do intestino e do tipo de verme. Veja em que casos o tratamento dos vermes com albendazol é mais rápido e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Candidíase vaginal: o que é, sintomas, causas e tratamento

Candidíase vaginal: o que é, sintomas, causas e tratamento

A candidíase vaginal é uma das infecções mais comuns na mulher, que causa sintomas como intensa coceira, inchaço e corrimento esbranquiçado. Conheça mais sobre a candidíase vaginal, sintomas, causas e tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Candidíase: o que é, sintomas, causas e tratamento

Candidíase: o que é, sintomas, causas e tratamento

A candidíase é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans, que causa sintomas como coceira intensa, inchaço ou irritação. Entenda melhor o que é a candidíase, seus sintomas, tipos e melhores formas de tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Tratamento para candidíase: remédios e opções caseiras

Tratamento para candidíase: remédios e opções caseiras

O tratamento para a candidíase pode ser feito com remédios antifúngicos como fluconazol, cetoconazol ou miconazol na forma de pomadas, cremes ou comprimidos e podem ser usados para para candidiase masculina, feminina ou intestinal. Confira quais os remédios que podem ser indicados pelo médico e algumas opções caseiras.

Imagem ilustrativa do artigo Candidíase oral: o que é, sintomas, causas e tratamento

Candidíase oral: o que é, sintomas, causas e tratamento

A candidíase oral, ou candidíase na boca, é uma infecção fúngica, que pode surgir devido a alterações na imunidade, favorecendo a proliferação desse tipo de fungo e levando ao aparecimento de sintomas característicos desse tipo de candidíase. Saiba reconhecer os sintomas de candidíase oral e como deve ser o tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo 10 remédios caseiros para candidíase

10 remédios caseiros para candidíase

Alguns remédios caseiros, como banho de assento com camomila ou barbatimão, e o uso do alho, óleo de coco ou própolis podem ajudar a aliviar os sintomas de candidíase, podendo complementar o tratamento indicado pelo médico. Conheça mais sobre os remédios caseiros para candidíase .

Imagem ilustrativa do artigo 6 pomadas para candidíase (e como usar)

6 pomadas para candidíase (e como usar)

As pomadas para candidiase ajudam a eliminar ou impedem a multiplicação do fungo Candida albicans, aliviando os sintomas como coceira, vermelhidão ou corrimento, e podem ser usadas para candidiase feminina e masculina. Confira as principais opções de pomada para candidíase e como usar.

Imagem ilustrativa do artigo Candidíase na gravidez: sintomas, causas e tratamento

Candidíase na gravidez: sintomas, causas e tratamento

Coceira na vagina e ardência ao urinar podem indicar candidíase na gravidez e seu tratamento pode ser feito com comprimidos orais ou vaginais. Confira quais os sintomas mais comuns, o que causa a candidíase e como é feito o tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo 6 banhos de assento para candidíase

6 banhos de assento para candidíase

Os banhos de assento para candidíase, como o de bicarbonato de sódio ou o de chá de camomila, têm ação antifúngica e ajudam a equilibrar o pH da região íntima, aliviando os sintomas de coceira, vermelhidão ou inchaço. Veja outras opções de banhos de assento para candidíase e como preparar .