Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser esperma grosso e o que fazer

Agosto 2020

A consistência do esperma pode variar de pessoa para pessoa e ao longo da vida, podendo apresentar-se mais espesso em algumas situações, não sendo, na maior parte dos casos, motivo para preocupação.

A alteração da consistência do esperma pode ser causada por certos hábitos, como mudanças na alimentação, prática de exercício físico ou consumo de certas substâncias, como álcool ou drogas, por exemplo. Além disso, se as ejaculações não frequentes podem também tornar o esperma mais espesso e com maior volume. Esclareça 10 dúvidas sobre o sêmen.

O que pode ser esperma grosso e o que fazer

Porém, em alguns casos, o esperma pode apresentar-se espesso por motivos que devem ser tratados ou vistos pelo médico, como alguns dos seguintes:

1. Desequilíbrio hormonal

Alterações hormonais podem deixar o esperma mais grosso, já que os hormônios, como a testosterona, fazem parte da composição do sêmen, contribuindo para a proteção dos espermatozoides. A pessoa pode desconfiar que o esperma grosso é resultado de uma alteração hormonal, se surgirem outros sintomas, como diminuição do desejo sexual, dificuldade para manter uma ereção, perda de massa muscular ou cansaço, por exemplo.

O que fazer: Caso o homem apresente estes sintomas, deve ir ao médico, de forma a fazer um diagnóstico e o tratamento adequado. Além disso, também é importante fazer uma dieta equilibrada, praticar exercício físico regular e evitar o consumo de cigarro e álcool em excesso. 

2. Infecções

Infecções na região genital, principalmente aquelas causadas por bactérias, podem tornar o esperma mais grosso, devido ao aumento de glóbulos brancos, que podem alterar a morfologia dos espermatozoides e ainda reduzir o volume do esperma. Alguns sintomas que podem surgir, nestes casos, são dificuldade e dor para urinar, presença de um corrimento leitoso e presença de sangue na urina, por exemplo.

O que fazer: Na presença destes sintomas, é importante ir ao médico, que poderá receitar antibióticos para tratar a infecção.

3. Desidratação

A desidratação também é uma das causas que está na origem do esperma grosso, já que, ele é maioritariamente composto por água. Se a pessoa estiver desidratada, menos fluído e mais viscoso será o esperma. O homem pode suspeitar de desidratação se apresentar sintomas, como sede excessiva, urina escura ou cansaço extremo, por exemplo.

O que fazer: Para evitar a desidratação é muito importante beber líquidos ao longo do dia. O recomendado é ingerir por volta de 2 litros de água por dia.

4. Alterações na próstata

Na sua composição, o sêmen contém espermatozoides vindos dos testículos, fluido seminal das vesículas seminais e uma pequena quantidade de fluido da próstata. Assim, alterações no funcionamento da próstata ou das vesículas seminais, podem tornar o esperma mais espesso, devido a alterações nas proteínas liberadas para o esperma ou alterações na produção do líquido seminal.

Alguns sintomas que podem surgir em homens com problemas de próstata, são ejaculação dolorosa, dor ao urinar e aumento da frequência para urinar.

O que fazer: Na presença destes sintomas, deve-se ir imediatamento ao urologista de forma a evitar complicações.

Bibliografia >

  • ENDOTEXT. Benign Prostate Disorders. 2016. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK279008/>. Acesso em 24 Ago 2020
  • Gaskins, Audrey J. et. al.. Dietary patterns and semen quality in young men.. Hum Reprod. . Vol.27. 10.ed; 2899-2907, 2012
  • HAWKINS, Vivian M. et. al.. Effect of Exercise on Serum Sex Hormones in Men: A 12-Month Randomized Clinical Trial. Med Sci Sports Exerc. . Vol.40. 2.ed; 223-233, 2008
  • Jóźków, Pawel et. al-. The Impact of Intense Exercise on Semen Quality. American Journal of Men's Health. Vol.11. 3.ed; 654-662, 2017
  • Sanocka Maciejewskaa, D. et. al.. Bacterial infection and semen quality. Journal of Reproductive Immunology. Vol.67. 1.ed; 51-56, 2005
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem