Porque não consigo ter prazer com homem nenhum?

“Sou mulher e não consigo ter prazer com homem nenhum. Me sinto segura da minha sexualidade. Por isso, será que tenho algum problema de saúde?”

Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392-SP

Dr.ª Janyele Sales
Não tem agenda disponível
Buscar Ginecologista perto de você

Existem diferentes motivos que podem impedir uma mulher de ter prazer na relação e chegar ao orgasmo. Desde dificuldades de comunicação com o parceiro, pouco conhecimento do próprio corpo, sintomas de ansiedade ou depressão, conflitos psíquicos, alterações hormonais, uso de medicamentos, climatério, entre outras.

Um problema muito comum é de a própria mulher ter dificuldade em reconhecer aquilo que lhe proporciona prazer e quais as áreas do corpo que gosta de sentir estimuladas. Essa dificuldade muitas vezes decorrente de uma educação sexual mais repressora e de uma cultura que trata a sexualidade feminina como algo passivo. Portanto, é importante masturbar-se, se tocar e observar-se, para descobrir o que gosta e o que não gosta, para comunicar ao parceiro durante a relação.

Um segundo ponto de dificuldade é a relação com o parceiro, visto que, confiança e comunicação são essenciais numa relação sexual. É importante comunicar o que está indo bem durante a relação e estimular o parceiro a continuar, da mesma forma comunicar o que desagrada.

Tentar relaxar e saber apreciar o momento são outros fatores muito importantes. A ansiedade de querer chegar ao orgasmo pode justamente dificultá-lo. Alguns estudos mostram que embora muitas mulheres não consigam gozar mesmo assim sentem-se satisfeitas com a relação sexual, por conta da proximidade e intimidade que o sexo propicia.

Vale a pena lembrar que transtornos de ansiedade e depressão podem prejudicar a libido e causar anorgasmia, que é a falta de orgasmos. Da mesma forma os medicamentos que são usados no tratamento desses problemas, como os antidepressivos, também afetam a libido. Converse com o seu médico caso esteja em uso de algum medicamento.

Para receber acompanhamento especializado, recomendo que consulte um ginecologista. Esse profissional poderá fazer uma avaliação geral para entender se a dificuldade para chegar ao orgasmo está relacionada com o órgãos sexuais. Caso não esteja, o médico poderá encaminhar para outros profissionais, incluindo um endocrinologista ou um psicólogo, por exemplo.

70% dos leitores acham este conteúdo útil (10 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Ginecologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.