O Mounjaro precisa de receita médica para ser comprado, pois contém a substância tirzepatida, que só pode ser utilizada com prescrição, ja que apenas é indicada para situações específicas que exigem acompanhamento médico durante o uso.
No Brasil, o Mounjaro foi inicialmente aprovado para tratar adultos com diabetes tipo 2, mas também passou a ser autorizado para ajudar no controle do peso em pessoas com obesidade ou sobrepeso com doenças associadas, como pressão alta ou colesterol alto.
Mesmo não sendo uma substância controlada, seu uso é restrito para garantir a segurança do tratamento. Por isso, para comprar o Mounjaro é necessário apresentar duas vias da receita médica, sendo que uma delas fica retida na farmácia.
O Mounjaro é aplicado por injeção e pode causar efeitos colaterais, principalmente no sistema digestivo, como náuseas, vômitos ou diarreia. Por isso, é fundamental que o tratamento seja indicado por um médico, que irá avaliar o histórico de saúde, ajustar a dose e acompanhar possíveis reações. Entenda como funciona o mounjaro, como é usado e quais os efeitos colaterais comuns.