Ibuprofeno é anti-inflamatório?

“Minha garganta está bem vermelha e doendo. Acho que pode ser faringite e gostaria de um remédio que me ajudasse a melhorar rapidamente. Ibuprofeno serve? Este remédio é anti-inflamatório, não é?”

Dr. Flávio Sakae

Otorrinolaringologista

CRM-SP 100700

Dr. Flávio Sakae
Não tem agenda disponível
Buscar Otorrinolaringologista perto de você

O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide que pode ser indicado para aliviar sintomas como febre ou dor associados a condições como faringite, resfriado, gripe ou enxaqueca. No entanto, deve ser sempre usado com a orientação de um médico.

Este medicamento, normalmente não age sobre a causa do problema que, algumas vezes, pode ser uma infecção bacteriana. Nesse caso, o tratamento mais efetivo geralmente envolve o uso de antibióticos, por exemplo.

Caso sua garganta esteja vermelha e doendo, o ideal é consultar um otorrinolaringologista ou clínico geral para que a causa seja identificada e indicado o tratamento mais adequado antes de usar qualquer medicamento por conta própria.

  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Otorrinolaringologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Tramadol é anti-inflamatório?

Entenda se o tramadol é um anti-inflamatório, para que serve, quando usar e quais os cuidados que precisa ter ao usar esse medicamento.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Ibuprofeno tem dipirona?

Medicamentos com ibuprofeno não têm dipirona, mas pessoas com alergia a uma substância têm risco de ser alérgicas à outra. Entenda melhor a diferença entre ibuprofeno e dipirona e qual o risco de alergia das duas substância.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Ibuprofeno dá sono?

Sono não é uma reação comum do ibuprofeno, no entanto, existem algumas reações raras que podem ser confundidas com sonolência. Entenda melhor em que casos o ibuprofeno pode causar sono, o que fazer e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Fluconazol é antibiótico?

Entenda se o fluconazol é um antibiótico e perceba qual a sua classe terapêutica. Veja ainda qual médico consultar caso esteja fazendo tratamento com fluconazol e não esteja observando resultados.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Aciclovir é antibiótico?

O aciclovir não é um antibiótico, mas sim um antiviral que pode ser usado no tratamento de infecções causadas por vírus. Entenda melhor se o aciclovir é um antibiótico e em que situações pode ser indicado.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Ibuprofeno serve para garganta inflamada?

O ibuprofeno é indicado para aliviar sintomas como dor ou febre, que podem estar presentes em caso de garganta inflamada. Entenda melhor se o ibuprofeno serve para garganta inflamada.

Foto do autor do artigo Dr. Flávio Sakae
Dr. Flávio Sakae

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Remédios para os 8 tipos de dor mais comuns

Remédios para os 8 tipos de dor mais comuns

Os remédios para aliviar a dor devem ser indicados pelo médico de acordo com o tipo de dor e intensidade, podendo ser indicado o uso de anti-inflamatórios, analgésicos, antiespasmódicos ou antidepressivos, por exemplo. Conheça os remédios mais indicados para os tipos de dor mais comum.

Imagem ilustrativa do artigo 10 pomadas anti-inflamatórias (indicações e como usar)

10 pomadas anti-inflamatórias (indicações e como usar)

Algumas pomadas anti-inflamatórias, como salicilato de metila, diclofenaco dietilamônio, triancinolona acetonida ou pivalato de fluocortolona podem ser usadas para dor muscular, artrite, dor nas costas, aftas ou hemorroidas. Veja as principais pomadas anti-inflamatórias, quando são indicadas e como usar corretamente.

Imagem ilustrativa do artigo Ibuprofeno: para que serve, como tomar (e efeitos colaterais)

Ibuprofeno: para que serve, como tomar (e efeitos colaterais)

O ibuprofeno é um anti-inflamatório indicado para febre e dores associadas a gripes e resfriados, dor de garganta ou cólicas menstruais. Entenda melhor para que serve o ibuprofeno, como tomar, quais os efeitos colaterais mais comuns e quando deve ser evitado.

Imagem ilustrativa do artigo 10 melhores chás anti-inflamatórios naturais

10 melhores chás anti-inflamatórios naturais

O chá de cravo da índia ou o chá de gengibre possuem substâncias com ação anti-inflamatória natural que ajudam a aliviar os sintomas de dor de garganta, sinusite, dor de dente ou dor no corpo. Veja outras opções de chás anti-inflamatórios n.

Imagem ilustrativa do artigo 8 remédios para dor na coluna lombar (lombalgia)

8 remédios para dor na coluna lombar (lombalgia)

Alguns remédios para dor na coluna lombar são os analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares, pois ajudam a reduzir dor e inflamação, aliviando os sintomas como dor no final da coluna ou contração muscular. Confira os principais remédios indicados para dor na lombar.

Imagem ilustrativa do artigo Anti-inflamatórios: o que são, principais tipos e como usar

Anti-inflamatórios: o que são, principais tipos e como usar

Os anti-inflamatórios são remédios que ajudam a combater a inflamação, dor ou febre, existindo tipos diferentes, como os anti-inflamatórios não esteróides ou os corticóides, com diferentes mecanismos de ação e que devem ser prescritos de acordo com o problema a ser tratado. Conheça mais sobre os anti-inflamatórios, tipos e como usar.

Imagem ilustrativa do artigo 5 principais remédios para faringite

5 principais remédios para faringite

Os remédios para faringite, como anti-inflamatórios ou antibióticos, podem ser usados para aliviar os sintomas como dor de garganta, febre ou dificuldade para engolir, e devem ser indicados pelo médico. Confira os principais remédios para faringite, e também as opções de tratamentos naturais .

Imagem ilustrativa do artigo 4 principais remédios para baixar a febre

4 principais remédios para baixar a febre

Os remédios para baixar a febre, como paracetamol ou ibuprofeno, ajudam a diminuir a temperatura corporal por terem ação antitérmica ou anti-inflamatória, mas devem ser usados com orientação médica. Saiba o que tomar para febre em adultos, bebês, crianças e grávidas.