Principais remédios para faringite

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
janeiro 2022

Alguns remédios para faringite, como os anti-inflamatórios ou os antibióticos, podem ser indicados pelo clínico geral ou otorrinolaringologista, pois ajudam a reduzir a inflamação ou a combater a infecção, aliviando a dor, vermelhidão, inchaço na garganta, febre ou dificuldade para engolir, por exemplo.

Esses remédios devem ser indicados pelo médico após avaliação dos sintomas e diagnóstico da causa da faringite, que pode ser por inflamações, infecções bacterianas ou virais, ou alergias, por exemplo. Confira outras causas de faringite.  

Além disso, algumas opções de tratamentos caseiros, como o chá de gengibre ou o chá de hortelã-pimenta, podem ajudar a aliviar a dor na faringe e complementar o tratamento com remédios indicados pelo médico.

Os remédios para faringite que podem ser indicados pelo médico incluem:

1. Antibióticos

Os antibióticos são indicados pelo médico no caso de faringite bacteriana, em que surgem sintomas como garganta vermelha com pus, dor de garganta intensa com dificuldade para engolir, febre alta ou dor de cabeça. Saiba como identificar os sintomas da faringite bacteriana.  

Alguns antibióticos que podem ser indicados pelo médico para a faringite bacteriana são penicilina, amoxicilina, clindamicina ou eritromicina, que tratam a infecção e evitam complicações, como a febre reumática, por exemplo.

Geralmente, o tratamento da faringite bacteriana é feito por 7 a 10 dias, e deve sempre ser realizado com indicação do médico, que pode indicar o antibiótico mais adequado, avaliando os sintomas ou se pessoa possui alguma alergia a antibióticos ou a outros medicamentos.

É importante que o tratamento seja feito com as doses e pelo tempo estabelecido pelo médico, uma vez que as infecções recorrentes ocorrem na maior parte dos casos devido ao uso de antibióticos por conta própria, com doses ou duração do tratamento inadequados.

Os antibióticos só devem ser usados no caso de faringite bacteriana, e não servem para o tratamento da faringite viral. 

2. Analgésicos 

Os analgésicos, como paracetamol ou dipirona, na forma de comprimidos, xarope ou gotas, podem ser indicados pelo médico para o tratamento da faringite viral ou alérgica, pois ajudam a aliviar a dor de garganta ou a dor de cabeça.

Além disso, os analgésicos também ajudam a baixar a febre, que também pode ocorrer no caso da faringite bacteriana.

3. Anti-inflamatórios

Os anti-inflamatórios na forma de comprimido ou gotas, como o ibuprofeno, podem ser indicados pelo médico para faringite viral, alérgica ou bacteriana, em adultos ou crianças, pois age combatendo a inflamação na garganta, dor intensa ou febre.

Esses remédios devem ser usados somente com indicação médica, que pode indicar o melhor anti-inflamatório, nas doses e pelo tempo de tratamento de forma individualizada. 

4. Anti-histamínicos

Os anti-histamínicos, como desloratadina ou cetirizina na forma de comprimidos ou xarope, são remédios antialérgicos podem ser indicados pelo médico no caso de faringite alérgica, que normalmente é causada devido è rinite alérgica. 

Outra forma de utilizar os anti-histamínicos é na forma de pastilhas contendo difenidramina, como a pastilha Benalet, por exemplo, pois ajudam a aliviar a irritação ou dor na garganta causados pela faringite, e podem ser usadas para faringite alérgica, viral ou bacteriana. As pastilhas não são indicadas para crianças, mulheres grávidas ou em amamentação. Veja outras opções de pastilha para dor de garganta.  

Os anti-histamínicos devem ser usados com indicação médica, pelo tempo de tratamento e doses de forma individualizada. 

5. Anestésicos locais

Os anestésicos locais na forma de pastilhas, como a benzocaína, ajudam a aliviar a dor na garganta ou dificuldade para engolir causados pela faringite.

Geralmente, os anestésicos locais possuem outras substâncias associadas, como o cloreto de cetilpiridínio, que possui propriedades antissépticas e, por isso, é indicado para alívio rápido e temporário da dor e irritação na garganta causadas por inflamação na faringe.

Opções de tratamento caseiro

Algumas opções de tratamento caseiro para faringite, como o chá de gengibre ou o chá de hortelã-pimenta, por exemplo, podem ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico, pois possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a inflamação na faringe e a dor de garganta. 

Além disso, deve-se fazer uma alimentação anti-inflamatória rica em selênio, zinco, vitamina C e E e ômega 3, como castanha do pará, sementes de girassol, ovo, ostras, salmão, sardinha, linhaça, laranja, abacaxi, avelã ou amêndoa, por exemplo, que são alimentos que contribuem para reduzir a inflamação na faringe e a fortalecer o sistema imunológico. Confira a lista completa de alimentos anti-inflamatórios.

É importante ressaltar que o uso destes, ou de qualquer outro tratamento natural, não deve substituir os remédios indicados pelo médico, sendo apenas uma forma de ajudar a aliviar mais rapidamente os sintomas. 

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em janeiro de 2022.

Bibliografia

  • BISNO, Alan L.. Practice Guidelines for the Diagnosis and Management of Group A Streptococcal Pharyngitis. Clinical Infectious Diseases. 35. 2; 113-125, 2002
  • LONGO, Dan L. et al.. Medicina interna de Harrison. 18.ed. São Paulo: AMGH Editora, 2013. 264.
Mostrar bibliografia completa
  • ORDEM DOS FARMACÊUTICOS. Normas de orientação terapêutica. 2011. Disponível em: <https://www.ordemfarmaceuticos.pt/fotos/publicacoes/normas_de_orientacao_terapeutica_11711014759bff787ed217.pdf>. Acesso em 14 jan 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • 7 alimentos antiinflamatórios que você precisa usar

    24:55 | 661762 visualizações
  • Os poderosos benefícios do CHÁ DE GENGIBRE

    14:54 | 200577 visualizações
  • Como aliviar a dor com ANALGÉSICOS NATURAIS

    04:26 | 1154905 visualizações
  • 7 Remédios Caseiros para a DOR DE GARGANTA

    01:37 | 781815 visualizações