Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para faringite

Os remédios indicados para a faringite vão depender da causa que está na sua origem, por isso, é muito importante ir ao clínico geral ou otorrinolaringologista, para identificar se a faringite é viral ou bacteriana, de forma a estabelecer o tratamento mais adequado e evitar complicações, como a febre reumática, por exemplo.

Geralmente, quando se trata de uma faringite bacteriana, o médico prescreve um antibiótico, o que não acontece quando a faringite é viral, em que os antibióticos não são recomendados e o tratamento deve ser exclusivamente sintomático. Em ambos os casos, pode ser necessário usar analgésicos e anti-inflamatórios, para aliviar os sintomas característicos da faringite, como febre, dor e inflamação da garganta.

Remédios para faringite

1. Antibióticos

Os antibióticos só são prescritos quando o médico confirma que a faringite é bacteriana, em que surgem sintomas como dor de garganta intensa com dificuldade para engolir, garganta vermelha com pus, febre alta e dor de cabeça. Saiba como identificar os sintomas da faringite bacteriana.

Normalmente, a faringite bacteriana é causada pela bactéria Streptococcus pyogenes, que é sensível a antibióticos como penicilina, amoxicilina e cefalosporinas, que são aqueles que normalmente são recomendados pelo médico e cujo tratAntiéticosamento dura cerca de 7 a 10 dias. No caso de pessoas que são alérgicas aos betalactâmicos, como os medicamentos referidos anteriormente, o médico pode recomendar um antibiótico chamado eritromicina.

É importante que a pessoa faça o tratamento de acordo com a recomendação médica e que nunca, em situação alguma, tome um antibiótico sem a recomendação do médico, uma vez que as infecções recorrentes ocorrem na maior parte dos casos devido a uma antibioterapia inapropriada e a doses ou duração da terapêutica inadequada.

2. Analgésicos e anti-inflamatórios

Geralmente, a faringite causa sintomas como dor intensa e inflamação da garganta e febre e, por isso, é muito comum o médico prescrever remédios como o paracetamol, dipirona, ibuprofeno ou diclofenaco, por exemplo, para aliviar estes sintomas.

3. Antissépticos e anestésicos locais

Existem vários tipos de pastilhas para garganta, como Ciflogex, Strepsils, Benalet, Amidalin ou Neopiridin, por exemplo, que podem ajudar a tratar a faringite e a aliviar a dor e irritação, por terem na sua composição anestésicos locais e antissépticos. Veja a composição de cada uma delas e como se deve tomar.

Tratamento caseiro

Independentemente da causa que esteja na origem da doença, é muito importante que a pessoa fique em casa, em repouso, e beba bastantes líquidos durante o tratamento.

Além disso, deve-se fazer uma alimentação rica em selênio, zinco, vitamina C e E e ômega 3, como castanha do pará, sementes de girassol, ovo, ostras, salmão, sardinha, linhaça, laranja, abacaxi, avelã ou amêndoa, por exemplo, que são alimentos que contribuem para o fortalecimento do sistema imune.

Bibliografia >

  • ORDEM DOS FARMACÊUTICOS. Normas de orientação terapêutica. 2011. Disponível em: <https://www.ordemfarmaceuticos.pt/fotos/publicacoes/normas_de_orientacao_terapeutica_11711014759bff787ed217.pdf>. Acesso em 09 Dez 2019
  • BISNO, Alan L.. Practice Guidelines for the Diagnosis and Management of Group A Streptococcal Pharyngitis. Clinical Infectious Diseases. 35. 2; 113-125, 2002
  • LONGO, Dan L. et al.. Medicina interna de Harrison. 18.ed. São Paulo: AMGH Editora, 2013. 264.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem