Aparelhos para medir a Glicose e controlar a Diabetes

O nome do aparelho que serve para medir a glicose no sangue é Glicosímetro, um pequeno aparelho fácil de ser usado que serve para indicar a quantidade de açúcar no sangue do indivíduo naquele exato momento.

Ter um aparelho para medir a glicose no sangue é muito importante para indivíduos pré-diabéticos e diabéticos insulino-dependentes ou não, para saber identificar a hipoglicemia que ocorre quando a quantidade de açúcar no sangue está muito baixa e também a hiperglicemia, quando o açúcar está muito alto.

Glicosímetro comum

Aparelhos para medir a Glicose e controlar a Diabetes

No glicosímetro comum deve ser retirada uma gota de sangue com a agulha vinda num aparelho semelhante a uma caneta, molhar a tira medidora de glicose nessa gota de sangue, introduzir a parte respectiva no leitor e verificar o resultado aparece na tela logo a seguir.

Este tipo de glicosímetro pode ser comprado em farmácias, drogarias, alguns supermercados ou nas lojas de produtos médico-hospitalares e o preço varia entre 35 e 200 reais.

FreeStyle Libre

Aparelhos para medir a Glicose e controlar a Diabetes

Também existe um outro tipo de glicosímetro chamado FreeStyle Libre que é um pequeno aparelho que deve ser acoplado na parte de trás do braço, onde permanece por 2 semanas, que é capaz de mostrar o valor da glicemia naquele momento, sem a necessidade de ter que tirar uma gota de sangue. O free style permite saber a glicemia pelo celular indicando o valor naquele exato momento, nas últimas 8 horas e também a tendência dos próximos instantes.

O FreeStyle Libre consegue verificar a glicemia de forma contínua, apontando quando é preciso comer algo ou usar a insulina, evitando que a hipoglicemia se instale e as complicações que a diabetes pode trazer pelo excesso de açúcar no sangue. Além disso, com o celular devidamente cadastrado é possível saber a glicemia de outra pessoa, mesmo à distância porque o sistema permite.

O equipamento é discreto e é possível tomar banho, frequentar a piscina e entrar no mar porque é resistente a água e ao suor, e por isso não precisa ser retirado até que fique sem bateria, após 14 dias de uso contínuo.

Preço do FreeStyle Libre

O glicosímetro FreeStyle, da marca Abbott, pode ser comprado nas drogarias Onofre ou pela Internet e custa aproximadamente 400 reais e os sensores que precisam ser trocados todos os meses custam cerca de 260 reais. Apesar de ser um equipamento um pouco mais caro, pode compensar o fato de não ser necessário ficar furando o dedo em busca de uma gota de sangue, o que para algumas pessoas é necessário mais de 10 vezes por dia.

Mais sobre este assunto: