Sinto coração acelerado e falta de ar, o que pode ser?

“Ultimamente tenho sentido que o meu coração está mais acelerado e também sinto uma ligeira falta de ar, o que pode ser?”

Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392-SP

Dr.ª Janyele Sales
Não tem agenda disponível
Buscar Cardiologista perto de você

Coração acelerado e falta de ar, sem motivo aparente, podem ser sintomas de doenças cardíacas ou respiratórias, como arritmia, insuficiência cardíaca, bronquite, asma, entre outras. Contudo, o aumento da frequência cardíaca e a falta de ar também podem ter outras causas mais simples.

O coração pode bater mais acelerado devido a situações do dia a dia, como estresse, ansiedade, emoções fortes, uso de medicamentos, consumo de bebidas alcoólicas, desidratação, ou devido a exercício físico, por exemplo.

Já a falta de ar pode ser decorrente de ansiedade, angústia, síndrome do pânico, falta de condicionamento físico ou ainda fraqueza muscular.

Portanto, se sente falta de ar e coração acelerado pode ser apenas uma reação normal do corpo. Todavia, é importante observar se esses sintomas também acontecem em repouso, na ausência de estímulos ou se vêm acompanhados de outros sintomas. Se isso acontecer, o ideal é que consulte um cardiologista para identificar se existe algum problema que precisa de tratamento especializado.

Sinais de alerta que podem indicar a presença de algo mais grave incluem: dificuldade para falar, aumento da frequência respiratória, esforço respiratório, interrupções do sono, cansaço ao executar tarefas simples, lábios roxos, tosse, chiado no peito ou dor no tórax.

33% dos leitores acham este conteúdo útil (6 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Cardiologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.